Katy Perry, Nicki Minaj e mais 198 artistas assinam carta contra o uso de IA
Brasileiros como Carol Biazin, Mumuzinho e Eli Soares também assinaram
Artistas de diversas nacionalidades assinaram uma carta aberta a pedido da Artist Rights Alliance (ARA) pedindo proteção contra possíveis “usos predatórios” da inteligência artificial. Entre os nomes, estão popstars como Katy Perry, Billie Eilish, Nicki Minaj e brasileiros como Carol Biazin, Eli Soares, Felipe Araújo e Mumuzinho que apelam às empresas de tecnologia e aos programadores para que não subestimem a criatividade humana com as ferramentas de geração de música através da IA.
“Quando utilizada de forma irresponsável, a IA representa uma enorme ameaça à nossa capacidade de proteger a nossa privacidade, as nossas identidades, a nossa música e os nossos meios de subsistência”, diz um trecho da carta. “Esse ataque à criatividade humana deve ser interrompido. Devemos nos proteger contra o uso predatório da IA para roubar a voz e a imagem de artistas profissionais, violar os direitos dos criadores e destruir o ecossistema musical.”
A petição reconhecia que a inteligência artificial – quando usada com responsabilidade – permite novas experiências para os ouvintes além de ampliar a criatividade de autores. Porém, ela faz um apelo ao mau uso desse potencial: “Infelizmente, algumas plataformas e desenvolvedores estão empregando IA para sabotar a criatividade e prejudicar artistas.”
A conclusão do documento apela para não sejam “desenvolvidas ou implantadas” tecnologias que prejudiquem ou substituam a arte humana “ou nos negue a compensação justa pelo nosso trabalho”.