Jack White critica shows de longa duração: ‘Não é um filme da Marvel’
Ex-White Stripes vem sendo cobrado pelos fãs


Se você está planejando ver Jack White e espera um esforço de maratonista do músico, talvez seja hora de moderar suas expectativas.
White recorreu ao Instagram no sábado (8) para refletir sobre as atitudes que ele tem notado em relação à duração dos shows que ele tem realizado. De acordo com sites como Setlist.fm, White tem uma média de tempo de performance de 90 minutos, com shows recentes variando entre 16 a 22 músicas.
“Ouvi muita coisa ao longo do ano sobre essa gloriosa turnê elétrica, sobre quanto tempo nossos shows ‘devem durar’ no palco”, ele começou.
“Como se a duração de um show determinasse o quão ‘bom’ ele é. Sei que estamos vivendo em uma era atual onde as pessoas gostam de dizer ‘fulano tocou por 3 horas na noite passada!’ e se gabar disso no dia seguinte hahaha, vou avisar nossos fãs agora que minha mente não tem intenção de ‘impressionar’ vocês nesse contexto.
“Os Beatles e os Ramones tocavam sets de 30 minutos (aproximadamente), e se eu pudesse, faria o mesmo neste momento da minha carreira como performer”, ele acrescentou.
“Esse é, na verdade, o tipo de show que eu gostaria de fazer agora. Mas começa a surgir essa conversa de que o custo de um ingresso ‘dá direito’ a um show extra longo… uh… ok (hahaha), então estou fazendo a ponte aqui. Não tenho certeza se vocês sabem (ou talvez se lembrem?) como é um verdadeiro show de rock ou punk, se vocês estão pensando assim, acho que estão falando sobre um show em arena com laser, pirotecnia, telas enormes com vídeos prontos, cantores voando sobre a multidão, canhões de camiseta, etc., esse não é o tipo de show que estamos fazendo.”
A própria história de White como músico de turnê foi marcada por shows de durações variadas. Em 16 de julho de 2007, como membro do The White Stripes, Jack e Meg White realizaram o show mais curto de sua carreira para cumprir seu objetivo de tocar em todas as províncias e territórios do Canadá.
No entanto, esse show curto está alinhado com a própria crítica de White às expectativas do público. Enquanto artistas como Bruce Springsteen podem ter sets de três horas, e Phish e Dead & Company podem estar chegando a quatro horas em média, White explica que tudo se resume ao que melhor se adapta ao público diante dele.
“Amo todos os nossos fãs, vejo seus rostos todas as noites e podem ter certeza de que nunca fiz um show sem me entregar de verdade na minha vida, seja 20 minutos ou 2 horas, estou dando ao público o que ele me pede e compartilho com ele, e isso não significa que, se as pessoas aplaudirem mais, o show vai durar mais também! haha. Não há setlist, e não é um filme da Marvel, nem uma residência em Vegas, é rock and roll e é um organismo vivo e respirando.”