DJ e produtor Innellea posta desabafo e anuncia pausa na carreira
Alemão diz que se sente preso às expectativas e defende liberdade criativa

Innellea (reprodução Facebook)
Com mais de 850 mil ouvintes mensais, Innellea é um nome reconhecido na cena da música eletrônica mundial. O alemão acumula uma carreira de dez anos como DJ e produtor, mas acaba de anunciar uma pausa em sua trajetória.
Em publicação no Instagram nesta quarta-feira (11), ele declarou que se sente preso às expectativas criadas pelo público e pela indústria. Innellea ainda revelou que acabou sendo colocado em “caixas nas quais nunca quis entrar” e questionou o que é permitido a um artista, defendendo a liberdade criativa.
Em um extenso depoimento, seguido de todas as fotos e vídeos apagados na plataforma, ele desabafou sobre ler comentários que diziam sobre como suas músicas deveriam soar. Ele declarou que Innelllea, nome dado ao seu projeto, sempre contemplou “o espectro completo da música eletrônica” e não apenas um único som.

Leia o depoimento do DJ e produtor:
“Eu me sinto preso.
Você se lembra da sua primeira rave? A minha mudou a minha vida. Um lugar sem rótulos, sem julgamentos. Onde a arte e a música não tinham fronteiras. Onde pessoas que se sentiam perdidas finalmente sentiam que pertenciam.
Desde o início do Innellea, venho seguindo essa sensação.Eu experimentei e lancei músicas nas quais realmente acreditava. Claro, todos nós somos influenciados por tendências, por amigos, por gravadoras, por algoritmos. E é estranho ver uma cena inteira mudar junto com eles.
Tenho lido cada vez mais comentários dizendo como o Innellea deveria soar. E isso mexe comigo. Não me entenda mal. Sou profundamente grato por cada feedback. Muito disso vem do amor, das memórias. De músicas e sets que significaram algo
para você… e para mim.Mas o Innellea também era uma jornada de 10 horas, do ambient ao melódico, ao tech house mais grooveado, breakbeats, e às vezes um hino techno no meio. Também era um show ao vivo em que escolhi cantar, mesmo quando me aconselharam a não fazer isso. Uma guitarra de rock se fundindo a um ritmo techno.
E tudo isso sempre foi Innellea. Nunca foi apenas um som. Sempre foi o espectro completo da música eletrônica. E ainda é.
Mesmo assim, de alguma forma, eu me sinto preso. Preso às expectativas. Em caixas nas quais nunca quis entrar. O que, afinal, me é permitido fazer como artista?
Agora, eu não tenho uma resposta. O que eu sei é que preciso me afastar do barulho, dos feeds, das opiniões. Vou tirar um tempo para me reconectar comigo mesmo, com a música e com o motivo pelo qual comecei tudo isso.
Com carinho, Michi”
Ver essa foto no Instagram
Embora tenha ganhado projeção dentro do techno melódico, o trabalho de Michael Miethig, seu nome real, também abrigava outras vertentes, como indie dance, techno, tech house, entre outras.
Durante a turnê “The Belonging”, mesmo nome do álbum lançado em 2024, ele entregava uma performance live, na qual discotecava e ao mesmo tempo tocava instrumentos, como guitarra, além de cantar.
O álbum mais recente de Innellea foi lançado em 2025. “Finding Home” conta com 12 faixas, todas colaborações com outros artistas. As produções foram lançadas na própria label do alemão, chamada Belonging.
Ouça Innellea
A apresentação mais famosa do DJ e produtor ocorreu na India, durante sua participação na Cercle, plataforma audiovisual que disponibiliza sets de DJs gravados em paisagens deslumbrantes ao redor do mundo. A performance aculuma quase 2 milhões de visualizações.
+Leia Mais: Brasileiros entre maiores produtores de música eletrônica
TRENDING
- BTS prepara instalações artísticas na Coreia do Sul em comeback 10/02/2026
- BTS anuncia exibição de shows de turnê nos cinemas 12/02/2026
- ZEROBASEONE anuncia saída de integrantes e futuro do grupo 12/02/2026
- Astro dos K-dramas, Seo In Guk anuncia segundo fan meeting no Brasil 11/02/2026
- SM Entertainment pede bloqueio de bens contra membros do EXO 11/02/2026