Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

IMS libera mais de 6 mil músicas em domínio público para download gratuito

Discografia Brasileira reúne fonogramas de 1902 a 1964, com acesso livre no site

unnamed 1 jpg

Os Oito Batutas: Jacó Palmieri, Donga, José Alves, Nelson Alves, Raul Palmieri, Luís de Oliveira, China e Pixinguinha, 1919 (Autoria não identificada. Coleção José Ramos Tinhorão/Acervo IMS)

O Instituto Moreira Salles (IMS) disponibilizou para download gratuito mais de 6 mil fonogramas em domínio público por meio do site “Discografia Brasileira“.

O projeto, lançado em 2019, tem como objetivo catalogar e digitalizar gravações em 78 rotações feitas entre 1902 e 1964.

As músicas liberadas pertencem a compositores cujas obras entraram em domínio público — ou seja, lançadas há pelo menos 70 anos, com autores falecidos há mais de sete décadas. Entre os nomes contemplados estão Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, João Pernambuco, Noel Rosa e Francisco Alves.

Ao lado de cada música disponível aparece o selo “DP” com o ano em que entrou em domínio público. É possível fazer buscas avançadas com filtros que cruzam as categorias “domínio público” e “áudio”. Embora o site tenha cerca de 64 mil fonogramas catalogados, apenas 47 mil possuem gravações digitalizadas até o momento.

O acervo segue em expansão, impulsionado pela digitalização da coleção de discos do pesquisador Leon Barg, adquirida pelo IMS em 2017.

O site também lançou o e-book gratuito “Discografia Brasileira – Os Pioneiros, primeiro de uma série de sete volumes previstos até 2034. A publicação reúne dados de intérpretes, compositores e selos fonográficos da fase mecânica da gravação no Brasil.

O primeiro volume é dedicado à Discos Phoenix (1914–1923), e os próximos abordarão casas como Faulhaber, A Electrica e a histórica Casa Edison do Rio de Janeiro.