Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Green Day manda indireta a Elon Musk ao cantar ‘American Idiot’

Banda se apresentou pela primeira vez em Joanesburgo

Green Day

Billie Joe Armstrong, vocalista do Green Day (Suzan Moore/Reuters)

O Green Day se apresentou em Joanesburgo, na África do Sul, no último dia 19. O show marcou a estreia da banda no país. O grupo era parte do festival Calabash, que também teve The Offspring na programação. Para marcar o dia, eles resolveram mandar uma indireta para o bilionário Elon Musk, que nasceu em Pretória.

O momento escolhido pela banda para mandar um recado para Elon foi justamente com a música “American Idiot”, uma das mais famosas do Green Day e que foi lançada em 2004. O vocalista Billie Joe Armstrong trocou a letra “I’m not a part of the redneck agenda” (Não faço parte da agenda branca reacionária) por “I’m not a part of the Elon agenda” (Não faço parte da agenda do Elon).

A crítica do Green Day foi feita um dia antes da cerimônia de posse de Donald Trump, que foi marcada por comportamento polêmico de Elon. Durante seu discurso, o dono do X fez um gesto com a mão que gerou comparações generalizadas na internet com uma saudação nazista.

Este não foi o primeiro embate do Green Day com Elon. Em 2023, em um show no New Year’s Rockin’ Eve, eles voltaram a alterar a letra de “American Idiot”, e cantaram: “I’m not a part of the MAGA agenda” (Não faço parte da agenda MAGA). Essa sigla é uma referência ao slogan da campanha de Trump, “Make America Great Again”(Torne a América Grande Novamente).

Naquela época, Elon Musk criticou a atitude da banda por meio do antigo Twitter: “O Green Day passa da fúria contra a máquina para a fúria pela máquina”, escreveu.