Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Google lança nova IA do Gemini que cria músicas por texto

Recurso permite criar faixas a partir de comandos de texto ou fotos

Música e inteligência artificial

Música e inteligência artificial (ilustração feita com IA)

O Google oficializou, nesta quarta-feira (18), a integração do Lyria 3 ao Gemini, seu sistema de inteligência artificial.

O novo modelo generativo é focado na criação musical e permite que os usuários produzam faixas curtas, com duração de até 30 segundos, utilizando descrições em texto ou o envio de arquivos de imagem como base para a composição.

O recurso está disponível em versão beta para acesso via desktop e deve ser implementado no aplicativo móvel nos próximos dias.

A ferramenta suporta a geração de áudio em oito idiomas, incluindo português, inglês, espanhol, francês, alemão, hindi, japonês e coreano. Embora o acesso seja liberado para o público geral, usuários que possuem assinaturas nos planos Google AI Plus, Pro e Ultra contam com limites superiores de volume para as solicitações.

Segundo o comunicado da empresa, o processo de criação pode utilizar referências diretas fornecidas no comando ou se basear em interações prévias do usuário com a plataforma para personalizar o resultado.

Como exemplo de aplicação, o Google mencionou a possibilidade de gerar faixas de gêneros específicos, como R&B, a partir de descrições temáticas.

Para endereçar questões de segurança e procedência de conteúdo, o Google implementou o SynthID nas trilhas geradas.

Trata-se de uma marca d’água digital imperceptível ao ouvido humano que permite a identificação da faixa como uma criação de inteligência artificial.