Gloria Groove revela ideia para fazer ‘Vermelho’, que tem referência a MC Daleste
Funkeiro, morto em 2013, ganhará documentário no Globoplay
A cantora Gloria Groove revelou como teve a ideia de gravar a música “Vermelho“, um dos seus maiores sucessos e que está presente no álbum “Lady Leste” (2022).
Em depoimento a série documental do Globoplay “MC Daleste – Mataram O Pobre Loco“, Gloria explicou que é fã de MC Daleste (1992-2013).
“Precisava de uma grande música, carro chefe para puxar o álbum. Quem melhor do que o Daleste para me ajudar a contar a história de um álbum Lady Leste? ‘Vermelho’ sempre foi a nossa escolha porque é uma daquelas que, desde a primeira versão, desde a primeira demo, ela sempre bateu muito bem. Peguei esse refrão e falei: Eu vou fazer minha própria música com isso aqui. Não vai ser sobre regravar a música, mas eu vou fazer a minha própria faixa conceitual”, contou a cantora para o documentário.
Além da relação musical, os dois artistas têm outro fato em comum. Ambos se chamam Daniel.
“Existia uma intenção de amor e de respeito muito grande de poder honrar ao mesmo tempo a história do funk brasileiro, a história do funk de São Paulo, e a vida do Daniel. Do Daniel Daleste e do Daniel Garcia, a Glória Groove. Além de tudo, tem mais essa, somos xarás na vida”, explicou.
A série “MC Daleste – Mataram O Pobre Loco” estreia no Globoplay no dia 23 de fevereiro. Com quatro episódios, a produção abordará a vida e carreira do funkeiro, morto a tiros em cima de um palco na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, em julho de 2013.
Outro projeto
Esse é o segundo documentário sobre MC Daleste, um dos principais nomes do funk de São Paulo e que foi assassinado enquanto se apresentav. “MC Daleste: Por Todas as Quebradas” foi lançado no ano passado.
Disponível na íntegra e gratuitamente no YouTube, o documentário tem cerca de 40 minutos e conta com entrevistas de familiares e colegas do cantor, como os MCs Léo da Baixada, Yoshi, Chaverinho e Bio G3, além de imagens inéditas do funkeiro.
O projeto, pensado para marcar os 10 anos da morte de Daniel Pellegrini, é uma produção da Sobre Funk, plataforma de música urbana.