Gaby Amarantos inaugurou a turnê “Eletrobrasilidade” com um show surpresa em Belém do Pará. Ela enfileirou hits no palco, especialmente montado no Portal da Amazônia, com vista para a Baía do Guajará e com direito a um pôr do sol de cinema. A turnê é uma iniciativa da Eletrobras para exaltar a cultura, o povo e os ritmos do Brasil.
Além de Belém, outras três capitais do país também receberão apresentações surpresa de astros locais. Segundo a Guarda Municipal, o evento recebeu mais de cem fãs da cantora paraense –que lotaram o espaço do evento e foram avisados pelas redes sociais poucas horas antes do show. Eles cantaram, verso por verso, sucessos de Gaby como “Ex Mai Love”, “Xirlei” e “Reacender a Chama”.
“Eu amo esse tipo de projeto”, afirmou Gaby. “Eu me identifico com tudo que tem como princípio dar acesso às pessoas. E tenho uma identificação ainda maior com o projeto ‘Eletrobrasilidade’ porque a cultura do tecnobrega é muito elétrica. Faço poucos shows por ano em Belém, então, dar essa possibilidade para as pessoas assistirem de graça me deixa muito feliz.”
Os ritmos amazônicos deram o tom da apresentação, com muita ênfase para o tecnobrega, gênero que lançou Gaby Amarantos para o público brasileiro e que está representado no álbum “TecnoShow”, de 2022. Indicado ao Grammy Latino 2023, o disco resgata as origens dos bailes de aparelhagem e conta com versões internacionais. No show, ela cantou também uma versão de “Umbrella”, de Rihanna.
Gaby se apresentou acompanhada de sua banda e também de quatro dançarinos. Um dos momentos mais aplaudidos pela plateia foi em “Ilha do Marajó”, cujo refrão canta: “Gira a saia, vem dançar carimbó”. Os bailarinos vestiram uma enorme saia rodada na cantora e fizeram coreografias enquanto rodavam o tecido.
A apresentação foi aprovada pelos fãs. Com uma camisa da cantora, Thiago Toscano, 49 anos, conta que ficou sabendo do show pelas redes sociais e correu para assistir. Ele, que elegeu “Reacender a Chama” como sua canção preferida, celebrou a oportunidade de ver de pertinho a sua cantora preferida.
“Ela deveria vir mais a Belém, o pessoal sente muito a falta dela. Mas a gente entende que ela saiu daqui para ganhar o mundo.”
Idealizadora da turnê “Eletrobrasilidade”, a Eletrobras é a maior empresa do setor elétrico da América Latina. A empresa é referência em geração e transmissão de energia elétrica no território brasileiro. Aproximadamente 23% do total de energia elétrica produzida pelo país e 38% do total de linhas de transmissão são responsabilidade da companhia.