Festival Ribeira Boêmia: Natal vira rota nacional do samba com line-up de peso
Paulinho da Viola, Xande de Pilares, Fundo de Quintal e Tiee estão confirmados
A capital do Rio Grande do Norte, Natal, está se firmando como um ponto importante no mapa dos festivais nacionais. No dia 15 de novembro, a cidade sedia a 5ª edição do Festival Ribeira Boêmia, com a expectativa de reunir entre 10 mil e 15 mil pessoas no gramado da Arena das Dunas.
O line-up do festival é construído para conectar o passado e o presente do gênero. Nomes como Paulinho da Viola e Fundo de Quintal dividem o palco com artistas de gerações mais recentes, como Xande de Pilares e Tiee.
O fundador e produtor do projeto, Leonardo Galvão, resumiu o conceito: “É uma conexão entre tradição e futuro, colocando Natal na rota dos grandes encontros do samba”.
O evento tem sua origem em 2012, quando começou como uma roda de amigos no bairro histórico da Ribeira. Desde então, o projeto cresceu até ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte.
O Festival Ribeira Boêmia consegue atrair público de todo o Nordeste, além de despertar o interesse do eixo Rio-São Paulo, consolidando uma narrativa que mistura praia, cultura e celebração popular.
O line-up do Festival Ribeira Boêmia reúne nomes que estruturam a história do samba e do pagode brasileiro:

Paulinho da Viola
Compositor, cantor e instrumentista, é um dos grandes nomes do samba e que dialoga com a MPB. É reconhecido por sua elegância em misturar o samba tradicional com uma linguagem mais urbana, sendo uma figura icônica da Portela.
Fundo de Quintal
O grupo é considerado o principal responsável pela popularização do samba e por inovar a instrumentação com o tantã e o repique de mão. É referência no gênero há mais de 40 anos.
Xande de Pilares
Compositor, cantor e partideiro. É amplamente conhecido por ter sido a voz principal do Grupo Revelação entre 1991 e 2014, tendo seguido uma carreira solo de sucesso. Suas composições são gravadas por diversos artistas do gênero e, recentemente, lançou o projeto “Nos Braços do Povo. Vol1”.

Tiee
Cantor e compositor autodidata que domina instrumentos como cavaquinho e violão. Ele é respeitado por nomes da velha guarda, como Jorge Aragão, e tem mais de 200 composições gravadas por grandes artistas.
João Cavalcanti (participação especial)
Compositor e instrumentista, filho do cantor Lenine. Foi um dos fundadores do grupo Casuarina e desenvolveu uma carreira solo com trabalhos que misturam samba e outras vertentes.
Juliana Linhares (participação especial)
Atriz, cantora e compositora potiguar, voz da banda Pietá. Seu trabalho solo, como o álbum “Nordeste Ficção”, explora a cultura e a narrativa do Nordeste em um contexto contemporâneo.
Samba Dobrado com Daniela Fernandes e Dani Cruz
A dupla potiguar apresenta sua versão de samba de um dos grandes projetos musicais do gênero, trazendo a tradição e o novo, com uma potência vocal que promete conquistar o público.
Roda de Samba Ribeira Boêmia
A representação do projeto que deu origem ao festival, mantendo a essência das rodas espontâneas e comunitárias.
Grupo Quarteto de Linha
O Grupo Quarteto Linha surgiu em Natal no ano de 2007 a partir da união de quatro amigos músicos (Alex Amorim, João Henrique, Stenio Carvalho e Ayrton Neto), com a proposta de fazer um samba original que privilegiasse a simplicidade e a irreverência, agregando elementos musicais do nordeste brasileiro, como forró e baião, ao pop universal, passando por clássicos da MPB.








