O trabalho de inclusão e sustentabilidade do Festival de Verão 2026
Evento em nova sede amplia infraestrutura para acessibilidade
Ivete Sangalo em show no Festival de Verão (Divulgação)
A 25ª edição do Festival de Verão Salvador, programada para os dias 24 e 25 de janeiro de 2026, apresenta um conjunto de medidas voltadas à acessibilidade e à gestão de impacto ambiental.
O evento será realizado pela primeira vez na Arena Festival, situada no Wet Eventos, em uma área de 45.507 m² projetada para comportar protocolos de inclusão.
No âmbito da inclusão e acessibilidade, a organização confirmou a instalação de rampas de acesso em todos os setores e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.
Haverá áreas exclusivas destinadas a este público, além de tradução em Libras durante toda a programação musical. A infraestrutura inclui ainda um Ponto de Acolhimento operado por uma equipe multidisciplinar, composta por advogados, psicóloga e assistente social.
As diretrizes de sustentabilidade para 2026 contemplam a coleta seletiva e o tratamento de resíduos gerados durante os dois dias de festival.
O planejamento prevê a compensação das emissões de carbono e incentiva a participação do público por meio do ingresso solidário, condicionado à doação de alimentos. A nova sede conta com banheiros construídos em alvenaria em todos os setores para reduzir o uso de estruturas químicas temporárias.
Programação do Festival de Verão 2026
Durante a programação deste ano, o Festival de Verão 2026 vai ter homenagens ao forró com o projeto “Dominguinho”, realizado por João Gomes, Mestrinho e Jota.pê e com o show de Wesley Safadão em parceria com Elba Ramalho.
Ivete Sangalo, figurinha carimbada no Festival de Verão, também retorna para a programação de 2026 representando o axé junto de Carlinhos Brown. E as variações do pagode ficam nas mãos de Belo e Léo Santana.
Durante o evento de divulgação da programação, Zé Ricardo, o diretor artístico do Festival De verão, falou sobre como a festa tem crescido com nomes que representam diversos gêneros nacionais.
“Cada edição é uma oportunidade de mostrar como diferentes estilos podem conviver e dialogar, do samba ao forró, da MPB ao axé, sem perder sua identidade própria. Nosso desafio é construir uma programação plural e surpreendente, conectando gerações e novas vozes em uma única experiência, criando um panorama completo da cultura musical brasileira”.
Veja a programação do Festival de Verão 2026
Sábado, 24 de janeiro
- Rachel Reis com participação de Márcio Victor
- Ney Matogrosso
- “Dominguinho” – João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho
- Caetano Veloso
- Ivete Sangalo
- Carlinhos Brown
Domingo, 25 de janeiro
- Teto convida WIU
- Luísa Sonza
- Léo Santana
- Wesley Safadão com Elba Ramalho
- Péricles
- Belo
TRENDING
- Stray Kids e ‘Guerreiras do K-pop’ entram no Top 10 de vendas de 2025 18/01/2026
- Sunghoon, do ENHYPEN, lança remix de single em versão phonk brasileiro 19/01/2026
- BTS se pronuncia sobre suposto show gratuito em Seul 19/01/2026
- ‘Guerreiras do K-pop’: conheça a inspiração da música ‘Golden’ 15/01/2026
- Guns N’ Roses cancela show no Rio de Janeiro 19/01/2026