Você está lendo
Festival é melhor que férias e feriado, diz pesquisa

Festival é melhor que férias e feriado, diz pesquisa

Diversão ética e ecológica está na moda

Tomorrowland Brasil (divulgação)

Os festivais se tornaram alternativas para férias em família, aventuras individuais e espaços onde os valores importam tanto quanto a programação. É o que diz o Ticketmaster State of Play: Festivals 2025 , relatório sobre o cenário dos festivais.

VEJA TAMBÉM
Lollapalooza Chicago em 2021

O estudo mostra como os festivais refletem mudanças nas prioridades culturais, evoluíram para experiências que conectam gerações e promovem a sustentabilidade.

Festival para a família

  • 73% dos pais acham que os festivais são melhores que os feriados para apresentar novas culturas às crianças
  • 67% dizem que criam melhores memórias familiares
  • 43% agora os veem como um substituto para as clássicas férias de verão
  • 57% dizem que estar com seus filhos curtindo música ao vivo pela primeira vez é um momento especial
  • 51%  valorizam as experiências compartilhadas e o tempo de união
  • 50% gostam de descobrir novas músicas juntos

Festival para curtir sozinho

O relatório também aponta a tendência crescente de participação solo em festivais. Quase um em cada três britânicos (29%) participam de festivais sozinho. E quase um em cada cinco (18%) dizendo que consideraria isso no futuro.

Festival também é lugar para público mais velho

No geral, 66% dos frequentadores de festivais têm mais de 35 anos, sendo a Geração Y (38%) e a Geração X (24%) os grupos mais numerosos. Quase quatro em cada dez (38%) agora comparecem acompanhados de parentes mais jovens e 29%, com familiares mais velhos – tornando os festivais um dos poucos espaços onde gerações festejam lado a lado.

Festivais mais limpos e ecológicos

  • 67% dos fãs dizem que a sustentabilidade impacta suas escolhas de ingressos
  • 77 % querem menos desperdício
  • 66%  querem opções de viagens com baixo teor de carbono

As mídias sociais são as novas atrações principais

  • 25% dizem que encontram novos festivais por meio de plataformas sociais
  • 33%  dizem que documentar sua experiência faz parte do ritual
  • 12% sentem pressão para postar enquanto estão no festival

VIP = Encantamento

Para os público, luxo não é sobre exclusividade, mas sobre banheiros melhores.

  • Upgrade de 47% para VIP para banheiros, chuveiros e áreas de descanso melhorados
  • 8% sempre optam por VIP
  • 35% da Geração Z e 32% dos Millennials que experimentaram o VIP dizem que fariam de novo

Sarah Slater, vice-presidente sênior de música e festivais da Ticketmaster UK, afirmou : “Os festivais são as novas férias em família, o novo refúgio de fim de semana e o lugar onde as pessoas vão para se conectar. Os fãs querem mais do que apenas música – eles buscam conforto, cultura e momentos que signifiquem algo. Nosso relatório State of Play mostra o quanto os festivais estão evoluindo – e por que eles são importantes para todas as gerações.”

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.