Festival é melhor que férias e feriado, diz pesquisa
Diversão ética e ecológica está na moda
Os festivais se tornaram alternativas para férias em família, aventuras individuais e espaços onde os valores importam tanto quanto a programação. É o que diz o Ticketmaster State of Play: Festivals 2025 , relatório sobre o cenário dos festivais.
O estudo mostra como os festivais refletem mudanças nas prioridades culturais, evoluíram para experiências que conectam gerações e promovem a sustentabilidade.
Festival para a família
- 73% dos pais acham que os festivais são melhores que os feriados para apresentar novas culturas às crianças
- 67% dizem que criam melhores memórias familiares
- 43% agora os veem como um substituto para as clássicas férias de verão
- 57% dizem que estar com seus filhos curtindo música ao vivo pela primeira vez é um momento especial
- 51% valorizam as experiências compartilhadas e o tempo de união
- 50% gostam de descobrir novas músicas juntos
Festival para curtir sozinho
O relatório também aponta a tendência crescente de participação solo em festivais. Quase um em cada três britânicos (29%) participam de festivais sozinho. E quase um em cada cinco (18%) dizendo que consideraria isso no futuro.
Festival também é lugar para público mais velho
No geral, 66% dos frequentadores de festivais têm mais de 35 anos, sendo a Geração Y (38%) e a Geração X (24%) os grupos mais numerosos. Quase quatro em cada dez (38%) agora comparecem acompanhados de parentes mais jovens e 29%, com familiares mais velhos – tornando os festivais um dos poucos espaços onde gerações festejam lado a lado.
Festivais mais limpos e ecológicos
- 67% dos fãs dizem que a sustentabilidade impacta suas escolhas de ingressos
- 77 % querem menos desperdício
- 66% querem opções de viagens com baixo teor de carbono
As mídias sociais são as novas atrações principais
- 25% dizem que encontram novos festivais por meio de plataformas sociais
- 33% dizem que documentar sua experiência faz parte do ritual
- 12% sentem pressão para postar enquanto estão no festival
VIP = Encantamento
Para os público, luxo não é sobre exclusividade, mas sobre banheiros melhores.
- Upgrade de 47% para VIP para banheiros, chuveiros e áreas de descanso melhorados
- 8% sempre optam por VIP
- 35% da Geração Z e 32% dos Millennials que experimentaram o VIP dizem que fariam de novo
Sarah Slater, vice-presidente sênior de música e festivais da Ticketmaster UK, afirmou : “Os festivais são as novas férias em família, o novo refúgio de fim de semana e o lugar onde as pessoas vão para se conectar. Os fãs querem mais do que apenas música – eles buscam conforto, cultura e momentos que signifiquem algo. Nosso relatório State of Play mostra o quanto os festivais estão evoluindo – e por que eles são importantes para todas as gerações.”