EXO: integrantes excluídos de comeback se pronunciam
Chen, Baekhyun e Xiumin falaram sobre esforços para chegar em acordo com a SM
Nesta quarta-feira (29), a INB100, agência de Chen, Baekhyun e Xiumin do EXO, divulgou um comunicado oficial anunciando a intenção de chegar a um acordo com a SM Entertainment para que eles possam participar das atividades do comeback do grupo.
“Nós prometemos aos fãs que, como membros do EXO, participariam das atividades do grupo, e temos feito todos os esforços possíveis para honrar essa promessa”, começa o comunicado.
Os artistas divulgaram uma linha do tempo da negociação com a antiga empresa. A primeira sinalização de interesse para um acordo foi no dia 9 de julho.
No dia 10 de setembro, “ambas as partes trocaram termos específicos e entraram em uma fase substancial de negociação”.
No dia 2 de outubro, o CBX aceitou integralmente as exigências da SM Entertainment.
“Para facilitar as atividades do grupo como um todo, todas as agendas individuais em dezembro foram liberadas e aguardávamos a resposta final da SM por meio de nossos representantes legais.”
“Enquanto realizávamos esses esforços para as atividades do EXO, nos deparamos com avisos sobre um encontro de fãs do EXO e o anúncio de um álbum de estúdio que excluem o CBX.”
“Pedimos desculpas pela demora na resposta, pois buscávamos entender as intenções da SM em relação ao andamento do acordo nesta situação inesperada.”
📲 K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!

“Os membros do CBX valorizam acima de tudo a sinceridade dos fãs que os acompanham há tanto tempo e, por desejarem sinceramente as atividades do EXO com o grupo completo, optaram por chegar a um acordo. Assim, planejamos finalizar os termos para as atividades com o grupo completo o mais breve possível.”
“Agradecemos aos fãs que sempre confiam e esperam por nós, e faremos o possível para entregar bons resultados. Contamos com a sua contínua expectativa e apoio”, finalizam os artistas.
Horas depois, a SM Entertainment respondeu o comunicado dos integrantes.

Em junho de 2023, Chen, Baekhyun e Xiumin encerraram seus contratos de exclusividade com a SM.
Posteriormente, eles entraram com uma ação judicial, alegando que seus contratos com a antiga agência eram abusivos e que não receberam adequadamente os materiais relacionados ao acordo.
No entanto, a imprensa sul-coreana noticiou em 28 de outubro que o tribunal absolveu/arquivou os cinco processos que a CBX moveu contra a SM.
O Ministério da Cultura, Esportes e Turismo também determinou que não houve irregularidades em relação às queixas apresentadas pelos artistas.
A exclusão de Chen, Baekhyun e Xiumin do comeback do EXO foi duramente criticada pelos fãs nas redes sociais. Fã-clubes encerraram suas atividades em protesto.
📲 K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!







