Ex-Skank, Henrique Portugal se une a ‘slammer’ em single beneficente
'Hype' tem participação da rapper Matriarck e da orquestra Gerando Falcões


Ex-integrante do Skank, grupo por onde atuou por mais de três décadas, o tecladista e compositor Henrique Portugal tem diversificando sua área de atuação. Montou uma big band, arregimentou parceiros como Leoni e Zélia Duncan e até criou um podcast –o After Podcast, em parceira com Lucas Penido.
Hoje chega às plataformas de streaming mais um projeto do músico, apoiado a uma boa causa. “Hype” é uma parceria dele com a rapper Matriarcak e tem participação da orquestra Gerando Falcões. O single foi gravado no estúdio S de Samba, em São Paulo, e traz produção de Daniel Carlomagno e Jair de Oliveira. A beleza da canção está justamente na união dos arranjos delicados com o rap incisivo de Matriarcack. “Hype para mim é ir ao mercado e voltar com o carrinho cheio”, diz a letra, que ainda faz referência a personalidades como o cineasta Spike Lee.
Como foi feito o single
O single foi gerado no projeto Assim Que Se Faz, fruto da parceria entre o Instituto Abramus (criado pela Associação Brasileira de Música e Artes) e a Gerando Falcões, organização que promove o acesso à arte e à cultura como ferramentas de transformação social. A parceria teve início em 2024, com o objetivo de levar formação musical e cultural a jovens em situação de vulnerabilidade.
“Como conciliar uma artista da música urbana com uma orquestra de Poá, SP? A mensagem deste encontro é que não existem limites para a música. Fiquei muito feliz com resultado”, diz Henrique Portugal.