Estúdio Billboard propõe liberdade criativa para artistas da música
Lourena inaugura o projeto com um acústico potente e cheio de liberdade
O primeiro episódio do Estúdio Billboard não poderia ser mais simbólico: o “Acústico Lourena” consolida a artista mineira em um novo formato e inaugura também uma fase inédita da Billboard Brasil.
O projeto, que vai ao ar na próxima sexta (7), apresenta uma Lourena íntima, potente e cercada de colaborações especiais. “Nosso maior objetivo é apresentar a Lourena, uma artista talentosíssima e já consolidada na cena do rap, para novas audiências, em formatos diferentes do que normalmente se vê”, explica Camila Zana, CMO da Billboard Brasil.
A ideia do Estúdio Billboard nasceu do desejo de posicionar a Billboard Brasil como a principal plataforma de conteúdo musical do país. A inspiração veio de projetos como o Billboard Descobre, que já conta com mais de vinte edições e tem apresentado novos artistas ao mercado. “Começamos a receber pedidos de artistas de diversos segmentos para colaborar conosco nesses formatos originais. Foi aí que entendemos que poderíamos criar um espaço ainda mais livre e experimental, onde a música e o conteúdo pudessem se encontrar de novas formas”, conta Camila.
Mais do que um estúdio no sentido literal, esse movimento, segundo Camila, foi pensado como um território criativo aberto, sem amarras de formato ou gênero: “Escolhemos o nome Estúdio Billboard justamente para termos liberdade total de testar ideias, formatos e linguagens diferentes. Sempre com o objetivo de fomentar a cena musical no Brasil”.
A proposta é ser um ecossistema híbrido, que une conteúdo multiplataforma e relacionamento direto com artistas. “Vamos usar toda a nossa capacidade editorial para dar vida longa a esses projetos em um momento em que o consumo digital é muito rápido. Queremos construir experiências que durem, que contem histórias”, completa.
As produções são criadas em conjunto com artistas, gravadoras e integradoras, respeitando o tempo e o propósito de cada um. “Não temos critérios fixos, o que importa é fazer sentido para todos os lados. Às vezes é o artista que nos procura, às vezes somos nós que identificamos um momento estratégico de carreira e propomos uma construção conjunta.”
E esse é só o primeiro passo. Camila antecipa que já estão sendo desenhados novos formatos para 2026, com a possibilidade de levar o Estúdio Billboard, inclusive, para outras cidades, festivais e parcerias com marcas. “O mais importante é que o Estúdio seja um espaço vivo, que reflita o momento da música e continue provocando novas formas de expressão.”








