Espólio de Donna Summer processa Kanye West por uso de música sem permissão
Kanye usou a música “I Feel Love” em single de novo disco
Kanye West está sendo processado pelo espólio de Donna Summer (1948 – 2012) por uso sem permissão da música “I Feel Love”. A faixa foi lançada pela cantora em 1977, como parte do álbum “I Remember Yesterday”.
De acordo com informações do “The Guardian”, o processo foi apresentado em um tribunal federal da Califórnia, Estados Unidos, nesta terça-feira (27). A ação judicial está sendo movida por Bruce Sudano, viúvo de Summer e executor de seu espólio.
O espólio de Donna alega que Kanye usou partes “instantaneamente reconhecíveis” de sua música na faixa “Good (Don’t Die)”, que faz parte do álbum “Vultures 1”. O disco é uma colaboração do rapper com Ty Dolla $ign.
No processo é revelado que Kanye e Ty solicitaram autorização para o uso da música de Donna em janeiro de 2024, e o pedido foi recusado pelo espólio. Na resposta, eles alegaram que o trabalho poderia “degradar o legado de Donna”.
A ação judicial ainda alega que West e Ty buscaram permissão através da Universal Music Group, mas também receberam uma negativa. “Diante dessas negativas repetidas, West e os co-réus tentaram contornar esse obstáculo fazendo uma interpolação não autorizada”, diz o processo.