Entenda a treta entre Kendrick Lamar com Drake e J. Cole
Rappers têm se alfinetado ao longo dos anos em tracks
A relação entre Kendrick Lamar e Drake nunca esteve tão tensa. Na sexta-feira (22), o rapper causou burburinho com um verso em “Like That” de Metro Boomin e Future, faixa do recém-lançado álbum colaborativo “We Don’t Trust You”.
O verso inflamado de Lamar expôs seus problemas com outros rappers de forma clara, mirando em Drake e J. Cole em resposta à música deles “First Person Shooter”, do álbum do ano passado “For All the Dogs”.
Na faixa, Cole se colocou ao lado de Lamar e Drake como o “trio principal”: “Adoro quando discutem o MC mais difícil/ É o K. Dot? É o Aubrey? Ou eu?/ Nós somos o trio principal, como se tivéssemos fundado uma liga”.
Em um verso cheio de duplo sentido, Lamar respondeu refutando a definição e se destacando de seus colegas. “Sim, se levante comigo, chega de insinuações/ ‘First Person Shooter’, espero que tenham vindo com três switches”. “Foda-se o trio principal, cara, é só eu grande”.
Para piorar a situação, ele também falou sobre a relação tensa entre Michael Jackson e Prince, se comparando ao guitarrista e afirmando que seu legado vai durar mais que a influência dos rappers.
“Seu melhor trabalho é fraco / Cara, Prince sobreviveu a Mike Jack / Cara, imprestável, antes que todos os seus cachorros sejam enterrados / Isso é um K com todos esses noves, ele vai ver ‘Cemitério Maldito’.”
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Climão não é de hoje
Drake e Metro já trabalharam juntos no passado. O produtor trabalhou na maioria das faixas do álbum “What a Time to Be Alive”, do rapper com Future em 2015 –mas algo mudou entre os dois nos anos seguintes.
Alguns fãs supõem que a falta de uma sequência prometida para “What a Time” trouxe ressentimentos. Drake lançou “Her Loss” em 2022, que incluiu crédito de produção de Metro em “More M’s”.
Mas outros apontam o primeiro indicador da tensão em “Trance”, de Metro, incluída no álbum de 2022, “Heroes & Villains”. Drake inicialmente tinha um verso na faixa, que apresenta Travis Scott e Young Thug, mas o produtor o tirou antes do lançamento do disco.
A versão com Drake vazou, mas alguns pensam que o rapper a lançou como retaliação. Em dezembro passado, Metro twittou e deletou que “‘Her Loss’ continua ganhando o prêmio de melhor álbum de rap do ano em cima de [‘Heroes & Villains’]. Prova de que os shows de premiação são apenas política”.
Drake fez uma live em seguida, mencionando os “tweet-and-deleters” (quem publica e deleta publicações nas redes sociais) e dizendo que eles o deixaram doente. O produtor deixou de seguir o rapper no Instagram, e o climão continuou.
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Mais tensões
O público ficou surpreso com o conflito entre Lamar, Drake e J. Cole, porque os rappers têm algumas parcerias e já até fizeram turnê juntos. Mas os três também sempre consideraram o rap um gênero competitivo e disputam o título de melhor rapper há anos.
Em 2013, Lamar roubou a cena com “Control”, de Big Sean. Na música, ele listou os colegas e afirmou que tem amor por todos, mas que estava tentando “matá-los”. Ele também perguntou: “O que é competição? Estou tentando elevar o nível.”
Onde Future entra nisso tudo? Ele e Drake já trabalharam juntos antes, o que surpreendeu os fãs. Embora seja difícil apontar a origem dos conflitos, internautas sugeriram ainda que os dois estariam brigados por causa de uma mulher.
Será que Drake e J. Cole responderão diretamente?
Diss tracks
O rapper surgiu nesta terça-feira (30) e divulgou a diss track “Euphoria”, mirando em Drake. Ele é chamado de “degenerado”, “golpista”, entre outras ofensas.
“Eu odeio a maneira que você anda, como você fala/Eu odeio o jeito que se veste/Odeio como você faz diss track discretamente/Se eu luto, é direto”, canta Kendrick.
“Euphoria” foi lançada após Drake lançar “Push Ups”, divulgada em 13 de abril. A música começa com DJ Whoo Kid, uma referência à cena de mixtapes dos anos 2000, e encontra Drake furioso.
Sem remorsos, Drake mira nas limitações físicas de Kendrick, chamando-o de “moleque” e afirmando que ele calça um sapato tamanho “7”.
Drake mencionou posteriormente a esposa de Lamar, Whitney, em um duplo sentido inteligente enquanto fazia referência ao papel de Whitney Houston no filme “O Guarda-Costas” (1992).
Ele até provoca o status de superestrela de Lamar ao dizer que SZA, 21 Savage e Travis Scott têm mais peso do que ele atualmente na indústria da música.