Empresas de eventos ao vivo crescem 35% em 2023; veja relatório
Streaming também teve crescimento no ano passado
Após um ano mais lento em 2022, o mercado global de música gravada voltou a crescer em 2023, aumentando 10%. O streaming cresceu 10%, mas foi superado pelo licenciamento e direitos expandidos.
Os dados foram divulgados em um novo relatório da IMS Business. Apesar de uma desaceleração nas aquisições de catálogo devido ao aumento das taxas de juros, a edição musical continuou a se sair bem em 2023, com receitas também aumentando 10%.
Além disso, o Spotify aumentou a participação de mercado no mercado global de assinaturas de streaming de música em 2023. A base global de assinantes de música cresceu 14,4% entre o terceiro semestre fiscal de 2022 e 2023 –com 90 milhões de assinantes.
Isso representa 6,5 milhões a mais de assinantes do que foi adicionado durante o mesmo período um ano antes. O Spotify permaneceu como o maior processamento de sinal digital (DSPs), aumentando sua participação global para 32% no terceiro semestre fiscal de 2023.
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As receitas cresceram fortemente em toda a indústria, impulsionadas especialmente pela recuperação pós-Covid do setor de eventos ao vivo.
As receitas de 15 das principais empresas de música do mundo –incluindo gravadoras, editoras, DSPs e eventos ao vivo – cresceram 18% em 2023.
Da mesma forma que em 2022, foram as empresas de eventos ao vivo que mais uma vez registraram o crescimento mais forte (35%), seguidas pelos DSPs (16%).
Juntas, essas principais empresas de música já aumentaram as receitas para quase o dobro dos níveis pré-pandêmicos.