Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Dossiê ‘Listas Trans’ revela cenário de inclusão nos festivais

Conheça 'Listas Trans: um panorama dos festivais brasileiros de 2024'

Liniker curte o festival Lollapalooza 2025 (Lucas Ramos / Brazil News)

Liniker curte o festival Lollapalooza 2025 (Lucas Ramos / Brazil News)

O relatório Listas Trans: um panorama dos festivais brasileiros de 2024 é um levantamento que está em sua segunda edição para mostrar o atual cenário das políticas de acesso e a presença de pessoas trans, travestis e não-binárias em eventos culturais no Brasil.

O dossiê foi produzido por Iná Odara Cholodoski e Macaia Ferro.

A dupla conversou com Atransalien, idealizadora da primeira lista T do Brasil, e com as cantoras Catto, Jaloo, Ventura Profana e imevylin sobre suas experiencias nos palcos e  reflexões sobre ter uma platéia  diversa e com vivências similares nos shows. Além disso, o documento traz reflexões, análises de dados e insights.

O dossiê mostra o panorama geral das Listas T pelo Brasil e faz a análise dos dados de 15 listas gerenciadas ou com consultoria realizadas por Iná:Queremos! (RJ), Rock The Mountain (RJ), Afropunk (BA) e Afropunk Experience (PA/SP), festival Zig (SP), Doce Maravilha (RJ), C6 (SP), Sensacional (MG), Coala Festival (SP), Rock in Rio (RJ), Lollapalooza (SP), Festival 5 Bandas (SP), Sensacional e Sensacional Celebra (MG).

Evolução das Listas Trans

Desde o marco inicial do Coquetel Molotov, em 2017, até o final de 2023 existiam pelo menos 15 festivais que haviam adotado as políticas das listas trans, incluindo as franquias internacionais Afropunk e o Primavera Sound.

Em 2024 esse número aumentou consideravelmente e quase duplicou: foram 12 festivais e duas casas de show. Essa adesão foi demonstrada em eventos de pequeno, médio e grande porte, incluindo aqueles que tiveram sua primeira edição ano passado já emplacando a medida, como foi o caso do festival de tecnobrega e aparelhagem, o festival aceita e o afropunk experience, todos em belém do pará. não somente isso, três dos maiores festivais de música do brasil — que possuem franquia internacional — passam a se debruçar sobre a necessidade de incluir pessoas trans dentro do seu público de forma minimamente proeminente: Rock in Rio, Lollapalooza e o Coala.

Ainda em 2024, o relatório mostra o maior numero festivais que aderiram o sistema das listas: Doce Maravilha (RJ), C6 (sp), Coala Festival (SP), Rock in Rio (RJ), Lollapalooza (SP), Festival 5 bandas (SP), Vozes (RJ) e Afropunk Experience (PA/SP) Festival de Tecnobrega e Aparelhagem (PA), Festival Aceita (PA), Hopi Pride (SP). Além disso, o Circo Voador (RJ) passou a adotar a política em seus eventos.

Foram distribuídos mais de 5300 ingressos e cortesias destinados a população trans e não-binárias em 2024.

Festivais com maior numero de ingressos distribuídos para pessoas trans e não-binárias em 2024

1- Psica (PA)
2- Afropunk (BA)
3- Mamba Negra Festival (SP)
4- Afropunk Experience (SP)
5- Sensacional (MG)
6- Zig Festival (SP)
7 – Coquetel Molotov (PE)
8- Rock the Mountain (RJ)
9- Queremos! Festival (RJ)
10- Afropunk Experience (PA)

Veja o mapa com as listas T&NB espalhadas pelo Brasil

Listas T&NB pelo Brasil
Listas T&NB pelo Brasil

Confira a Listas Trans: um panorama dos festivais brasileiros de 2024 completa aqui.