Dono de estúdio onde Oasis gravou álbum clássico relembra criação ‘do monstro’
'Definitely Maybe' foi gravado no Sawmills Studio, há 30 anos
A equipe de um estúdio de música em Cornwall, extremo sul do Reino Unido, tem boas memórias da banda Oasis, que lá gravou o álbum de estreia “Definitely Maybe” há cerca de 30 anos.
Liam e Noel Gallagher gravaram a maior parte do disco seminal no Sawmills Studio há 30 anos. Ao longo dos anos, o estúdio recebeu nomes como Stone Roses —uma das bandas responsáveis por influências marcantes no Oasis—, Muse e Robert Plant.
“Eles basicamente acertaram em cheio ao gravar o álbum ao vivo, que é a maneira como eu gosto de fazer”, disse John Cornfield, produtor, engenheiro de som e coproprietário do estúdio, à BBC. “Você poderia dizer que eles já tinham tocado com eles muitas vezes, pois não havia brincadeira”, ele acrescentou.
“Eles simplesmente entraram lá e bang, bang, bang –três takes ou algo assim e arrasaram”, ele continuou. “Eu não tinha ideia de que isso se tornaria o monstro que se tornou.”
A banda — composta na época por Noel, Liam, Paul ‘Bonehead’ Arthurs, Paul ‘Guigsy’ McGuigan e Tony McCarroll — também ficou no estúdio, que só é acessível por uma caminhada ou por um barco que sai duas vezes por dia quando a maré está boa.
“Os meninos costumavam jogar sinuca no salão, que também tinha uma plataforma giratória”, compartilhou Ruth Taylor, que era a gerente do estúdio na época da gravação. Ela acrescentou: “Eles tinham enviado uma cópia do primeiro single [“Supersonic”] da gravadora, que não tinha sido gravado aqui, e Liam colocou e disse: ‘Ruth, ouça isso. Nós vamos ser enormes.’”