Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Inspirado por Carlos Marighella, DJ K lança ‘Rádio Libertadora’

Álbum não está disponível em plataformas como Spotify e Deezer

radio libertadora dj k

DJ K e o "Rádio Libertadora" (Reprodução/Bandcamp)

O bruxo DJ K lançou “Rádio Libertadora” na surdina neste sábado (01) em um movimento contra o sistema —o que gerou um lançamento que excluiu plataformas como Spotify, Deezer e Apple Music, privilegiando o streaming Bandcampo. “Rádio Libertadora” é o terceiro álbum do “Dumbledore da Favela”.

Nome principal do funk no Brasil, o produtor se inspirou no revolucionário comunista Carlos Marighella, a exemplo do que fez o grupo Racionais MCs em 2012 com o single “Mil Faces de Um Homem Leal”. “Rádio Libertadora” começa com samples das transmissões da rádio de mesmo nome que Marighella fez uso para invadir a Rádio Nacional paulista, afiliada da Rede Globo, em 1969.

É com “A luta já começou. Atenção, está no ar a Rádio Libertadora” que o álbum começa, na faixa que dá nome ao álbum para logo depois emendar em um sample de “Dom Dom Dom”, sucesso de MC Pedrinho produzido por DJ Perera. Depois, o disco envereda por vozes como da MC Dricka, pelo volt mix, sample de 50 Cent, Mr. Catra e por “tuins” característicos do mandelão.

No Bandcamp, o álbum foi lançado com a descrição de “um álbum completamente contra a opressão da máquina do sistema, onde por meio da música, que é a nossa única voz, nós tentamos continuar de pé e lutar contra as armadilhas do governo”.