DJ carioca sampleado por Beyoncé já produziu Valesca Popozuda e MC Leozinho
Simplesmente DJ Mandrake, autor de 'Aquecimento das Danadas'
Depois de dançar “Passinho do Volante”, no Rock In Rio de 2013, Beyoncé criou mais um laço com o funk carioca sampleando “Aquecimento Das Danadas”, do DJ Mandrake.
Tão logo “Act II – Cowboy Carter” caiu nas graças da rede mundial de computadores, brasileiros notaram que, ali, havia algo importado do Brasil. Mais precisamente, “Spaghetti”, faixa do lado “menos country” do álbum, continha um pontinho familiar aos ouvidos cariocas.
“Aquecimento das Danadas” junta a produção de DJ Mandrake a “Aquecimento da Mineira”, de 2011, do DJ Xaropinho. Ambas, inclusive, usam o mesmo “pontinho”, o “pontinho da Tarantela”, famoso nos pen drive de produção musical do Rio de Janeiro.
O músico, de 47 anos, começou a se interessar ainda jovem pela discotecagem e entrou para a produtora Furacão 2000 no final da década de 1980. Mandrake foi um dos responsáveis por hits de artistas como Valesca Popozuda e MC Leozinho.
Quando o MC lhe apresentou a ideia de adicionar violão ao funk, não estranhou. Familiarizado com o instrumento fundamental da MPB, deu corda ao amigo. “Pode não parecer, mas é muito difícil acertar o tempo do instrumento com as batidas aceleradas do funk. Fomos estudando isso ao longo dos anos”, diz Leozinho ao Globo, em 2022.
O apelido O Mandrake, em referência ao ilusionista dos quadrinhos, tem a ver com essa criatividade. “Ainda tocava na Furacão, e um montador falava que eu sempre tinha uma carta na manga para seguir com o baile”, conta o DJ. Uma versatilidade que só aumenta. Livre de nostalgias, ele é entusiasta das reinvenções que fervilham no funk, como as batidas mais aceleradas e a mistura com outros ritmos, estilo arrocha e piseiro. “Se o povo aceita, quem sou eu para dizer que não quero tocar.” Está explicada a romaria das sextas-feiras.