Dicionário elege ‘Fortnight’, de Taylor Swift, como uma das palavras do ano
Destaque é do tradicional dicionário Merriam-Webster
Taylor Swift emplacou algo a mais no finalzinho de 2024: a palavra “Fortnight“, título de uma das músicas de “The Tortured Poets Department”, ganhou destaque no Dicionário Merriam-Webster, que anunciou nesta segunda (9) sua lista das palavras mais significativas do ano. Embora o termo “polarização” tenha sido eleito como a palavra do ano, o impacto cultural de Taylor Swift deixou sua marca.
A escolha de “polarização” reflete um ano marcado por intensos debates nas redes sociais e divisões políticas, especialmente durante as eleições americanas. Segundo Peter Sokolowski, editor geral do Merriam-Webster, o termo captura o movimento em direção aos extremos, em vez do diálogo centrado. Ele também destacou que “polarização” surgiu no início dos anos 1800, chamando-a de uma “palavra jovem” no contexto da língua inglesa.
No entanto, a presença de Fortnight na lista das palavras mais buscadas mostra o poder contínuo da música de Taylor Swift em moldar conversas culturais. No dicionário, “Fortnight” é definida como “quinzena” (um período de duas semanas), mas a música homônima trouxe um significado emocional e ressonante que levou fãs a explorarem a palavra com mais profundidade.
Além de Fortnight, outras palavras ganharam espaço no ranking, incluindo conceitos que vão desde emoções profundas até questões técnicas. Confira a lista completa:
- Polarization: polarização;
- Demure: reservado, modesto;
- Fortnight: quinzena (e título da música de Taylor Swift);
- Totality: totalidade;
- Resonate: ressoar;
- Allision: colisão com objeto fixo;
- Weird: estranho, esquisito;
- Cognitive: relacionado a atividades intelectuais conscientes;
- Pander: bajular;
- Democracy: democracia