fbpx
Você está lendo
De ‘Marimar’ a ‘Rebelde’: Billboard Latin divulga as melhores canções de novelas

De ‘Marimar’ a ‘Rebelde’: Billboard Latin divulga as melhores canções de novelas

Assim como nossos hermanos, os brasileiros também amam as telenovelas

Avatar de Billboard Brasil
O grupo RBD e a cantora Thalia

Assim como música, dança e festa, e assim como seus vizinhos da América Latina, os brasileiros partilham o amor por novelas. Várias produções marcaram época, ganhando lugar no coração e na memória dos telespectadores.

A Billboard Latin fez um ranking das 100 melhores canções de telenovelas. A listagem traz um breve resumo da história de cada obra e a sua conexão com a música tema.

VEJA TAMBÉM
RBD

Parte destas produções foram reprisadas em sua forma original na televisão brasileira. Pensando nisso, a Billboard Brasil trouxe um recorte com algumas das produções que fizeram sucesso por aqui.

“Alegrijes y Rebujos” – Vários artistas | Novela: ‘Alegrifes e Rabujos’ (2003)

Posição no ranking: 90º lugar.

A história: A telenovela musical infantil, produzida por Rosy Ocampo, conta a história de um grupo de crianças — os “Alegrifes” e os “Rabujos” — que descobrem uma mansão mal-assombrada. Eventualmente, eles percebem que ela é “mal-assombrada” pelo excêntrico e bem-intencionado Don Darvelio. Agora, eles encontram uma maneira de derrotar a malvada Helga, que quer se livrar da órfã Sofía, a única que tem o poder de destruí-la.

Em terras brasileiras, a novela infantil foi exibida no SBT em 2004.

Por que conectou: Pense em uma mistura de “Harry Potter” e “High School Musical”, além de papéis de destaque para Diego Bonetta e Allisson Lozz.

‘En Mi Mundo’ – TINI | Novela: ‘Violetta’ (2012)

Posição no ranking: 50º lugar.

A história: Em 2012, “Violetta” colocou no radar uma atriz e cantora em ascensão, Martina Stoessel, artisticamente conhecida como TINI. Filmada em Buenos Aires, Violetta é sobre uma adolescente talentosa que retorna à sua terra natal na Argentina, após viver na Europa por muitos anos. Por três temporadas, a telenovela também exibida no Brasil foi ao ar no Disney Channel de 2012 a 2015.

Por que conectou: Cantando sobre as provações e tribulações do crescimento, uma TINI positiva e outrora adolescente canta: “E eu acordo novamente no meu mundo/ Sendo o que sou/ E não vou parar por um segundo/ Meu destino é hoje.” Tanto “En Mi Mundo” quanto Violetta abriram caminho para a frutífera carreira musical da estrela pop argentina.

‘La Usurpadora’ – Pandora| Novela: ‘A Usurpadora’ (1998)

Posição no ranking: 17º lugar.

A história: Estrelando Fernando Colunga e Gabriela Spanic nos papéis duplos de Paulina e Paola, “A Usurpadora” (uma releitura mexicana da telenovela venezuelana “La Intrusa” [A Instrusa], de 1971) gira em torno de duas irmãs gêmeas — uma boa e pobre, e uma rica e má — que foram separadas quando crianças. Quando adultas, a irmã boa é forçada a agir como uma “substituta” para sua irmã gêmea rica, que quer deixar temporariamente seu marido e família para aproveitar uma vida de luxo com vários amantes.

No Brasil, a novela foi ao ar pela primeira vez no SBT em 1999 e, desde então, teve incontáveis reprises.

Por que conectou: “A Usurpadora” ocupa um lugar importante na história das telenovelas, celebrada por seu enredo envolvente centrado em identidades equivocadas e dramas familiares. A inesquecível música-tema homônima do grupo mexicano Pandora se tornou icônica e marcou uma era no final dos anos 1990.

‘María, La Del Barrio’ – Thalía | Novela: ‘Maria do Bairro’ (1995)

Posição no ranking: 11º lugar.

A história: Maria, interpretada por Thalía, é uma jovem pobre acolhida por uma família rica e acaba tendo um relacionamento com Luis Fernando de la Vega, filho de seus acolhedores. Como resultado, ela passa por momentos difíceis com outra mulher, Soraya Montenegro, que também é apaixonada por ele e quer destruir o romance entre Maria e Luis Fernando.

“Maria do Bairro” é baseada na novela de 1979 “Los Ricos También Lloran” [Os Ricos Também Choram]. Também exibida pelo SBT, ela teve sua estreia na TV brasileira em 1997.

Por que conectou: Destinada a mudar sua sorte, Maria escapa de seu bairro para procurar trabalho em uma casa rica. Na faixa de salsa atemporal, Thalía canta orgulhosamente sobre ser Maria das favelas, mas também se sentir de coração partido após se apaixonar. Ela canta: “Ele tomou conta do meu coração/ Ele tirou todos os meus sonhos/ Eu sou Maria, Maria do bairro/ Peço a Deus que o devolva para mim/ Porque estou perdida sem seu amor.”

‘Rebelde’ – RBD | Novela: ‘Rebelde’ (2004)

 Posição no ranking: 2º lugar.

A história: Seis estudantes adolescentes (interpretados por Anahí, Dulce María, Alfonso Herrera, Christopher von Uckermann, Maite Perroni e Christian Chávez) de uma escola particular no México decidem formar uma banda.

No Brasil, por meio do SBT, o sucesso chegou pela primeira vez às telinhas em 2005.

Por que conectou: O que aconteceu na tela em “Rebelde” foi um reflexo da vida real. A novela deu origem ao mega grupo RBD, que ganhou vida própria paralelamente ao drama fictício que seus personagens representavam na televisão. A música-tema não apenas reforçou a marca do grupo e da novela, mas também representou a própria identidade do grupo e de milhões de espectadores com seu refrão de “Eu sou um rebelde, quando não sigo os outros”. O poder duradouro de “Rebelde”, a música, Rebelde, a novela e o grupo, foi totalmente apreciado em 2023, quando RBD se reuniu para uma turnê épica.

‘Marimar’- Thalía | Novela: ‘Marimar’ (1994)

Posição no ranking: 1º lugar.

A história: A jovem, pobre e inocente Marimar se apaixona por Sergio, filho de um rico fazendeiro. Mas a família de Sergio a humilha e a pune de maneiras terríveis, até que Marimar reconstrói sua vida, herda uma fortuna e se vinga.

Também exibida pelo SBT, a novela chegou aos lares brasileiros em 1996.

Por que conectou: Marimar foi um remake de” La Venganza” [A Vingança] de 1977, que por sua vez é baseado na radionovela “La Indomable” [A Indomável]. Foi uma fórmula vencedora. Mas a verdadeira razão para seu sucesso, e a razão pela qual está em primeiro lugar em nossa lista, é Thalía. Para a cantora e atriz, Marimar seria a segunda na trilogia das Marías (como alguns as chamam — “María do Bairro”, “Marimar” e “María Mercedes” — três novelas de enorme sucesso da Televisa que levariam Thalía do estrelato musical no mundo latino à aclamação internacional como cantora e atriz). Talvez não haja outro artista que entrelaçou tão perfeitamente atuação e música e, ainda assim, conseguiu separar os dois caminhos para o sucesso, até hoje.

A novela foi ao ar na época em que Thalía se estabeleceu firmemente como uma estrela da música, após lançar seu terceiro álbum, “Love”, de 1992. A música tema, “Marimar”, pontuada por um grito característico de Thalía, era tocada no início, no fim e nos intervalos comerciais de cada episódio. Era inevitável. E embora não tenha chegado às paradas da Billboard, seu ritmo tropical abriu um caminho totalmente novo para Thalía, que mais tarde gravaria outros sucessos tropicais como “Piel Morena”.

Hoje, “Marimar” continua a ganhar novos fãs, como demonstrado pelas tendências recentes do TikTok. “Nos meus sonhos mais loucos, eu nunca teria imaginado que esse personagem faria parte de mim durante minha vida”, escreveu Thalía nas redes sociais.

“E, claro, com razão, já que coloquei todo o meu coração, paixão e meu estilo pessoal na criação da minha Costeñita ideal. Uma parte real de mim é capturada para sempre em cada cena que filmamos.”

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.