Debaixo de tempestade, Racionais tocam com orquestra e encantam fãs com hits
Grupo fez parceria com Sinfônica de Heliópolis e lembrou líder quilombola morta
Tem uma frase piegas que diz: todo show é especial. Mas Mano Brown, KL Jay, Edi Rock e Ice Blue, acompanhados da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, foram definitivamente algo único. A chuva até tentou atrapalhar o show dos Racionais MC’s no The Town, na noite deste sábado (2) – e conseguiu, em partes. Mas os rappers já passaram por coisa pior.
O grupo subiu ao palco ao som de “Capítulo 4, Versículo 3” e foi só ladeira acima no Autódromo de Interlagos. E pouco coisas representam tão bem São Paulo quanto o grupo de rap.
Quem não é daqui e ouve Racionais consegue se teletransportar para a maior cidade da América Latina como se fosse no quintal da sua casa.
Entre seus sucessos, incluindo “Marighella”, o grupo homenageou Mãe Bernadete, líder quilombola assassinada na Bahia em agosto deste ano. No mesmo momento, o telão apresentou dezenas de lideranças indígenas que foram assasinadas entre 2013 e 2023.
Mas e a parceria entre Racionais e a Orquestra? Bem, em alguns momentos, foi difícil perceber essa união – como em “Vida Loka Pt. 1”. Mas, quando perceptível, foi algo fora do comum. A impressão é que os Racionais têm tantos sucessos que puderam escolher os que se encaixavam melhor com os arranjos de uma orquestra – caso de “Mano na Porta do Bar”.
Infelizmente, a chuva impediu que toda a orquestra ficasse durante o show —os instrumentos de corda saíram antes. Mas o público, ensacado em suas capas de chuva, cantou do começo ao fim como se fosse uma linda noite de verão.