fbpx
Você está lendo
De vingança até amizade com banda brasileira, 6 curiosidades sobre o Garbage

De vingança até amizade com banda brasileira, 6 curiosidades sobre o Garbage

Banda sobe ao palco do Skyline neste sábado (9)

Avatar de Isabela Pétala
Garbage

O Garbage é uma das principais atrações deste sábado (9) no The Town, que apresenta sua primeira edição no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Liderado pela vocalista Shirley Manson, a banda se apresenta às 18h15, após o show da Pitty, às 16h05, e antes dos Yeah Yeah Yeahs às 20h25, e do Foo Fighters, que encerra a programação do palco Skyline às 23h. Abaixo, selecionamos 6 curiosidades sobre o grupo que vão te deixar ainda mais animados para curtir esse show.

É formada por um grande produtor musical

Bem antes de formarem a banda, um dos integrandes da banda já colecionava uma vasta experiência musical. Butch Vig, baterista do Garbage, foi produtor de “Nevermind”, emblemático álbum do Nirvana, “Dirty”, do Sonic Youth, e “Siamese Dream”, dos Smashing Pumpkins.

VEJA TAMBÉM
Frejat teve o som cortado (Thiago Mattos/Brazil News)

Origem do nome da banda: fã ou hater?

No caso do grupo, as brincadeiras acerca do nome não precisam ficar à parte, elas, inclusive, fazem parte da decisão por trás do nome da banda. Em 1993, quando Vig, Steve Marker, e Duke Erikson se reuniram para trabalhar em covers de bandas como U2 e Nine Inch Nails, um amigo do baterista classificou o som do projeto como Garbage, ou seja, “lixo” em inglês. Isso que é crítica construtiva, né?

Das telas para o teste 

Em 1994, Steve viu Shirley Manson no clipe de “Suffocate Me”, da banda Angelfish, da qual ela fazia parte na época. Ele a convidou para fazer um teste cantando algumas músicas, mas não deu muito certo, e ela voltou para o grupo. No entanto, quando o Angelfish acabou, Shirley fez um novo teste e, dessa vez, nunca mais deixou a banda.

‘007’ e o backlash

O Garbage se tornou uma das bandas de rock mais importantes e respeitadas dos anos 1990. No entanto, uma oportunidade que, para a grande maioria das pessoas, seria ouro para a carreira de qualquer um, se tornou extremamente polêmica para o grupo, que foi acusado de ter se “vendido”: a banda emplacou a música-tema de “007 – O Mundo Não É o Bastante”.

“Foi uma atitude tão cansada e vulgar com relação a qualquer músico de rock interessado em se expandir e tentar músicas ou modos de se expressar diferentes. Foi uma tentativa tão canalha de nos manter nas nossas jaulinhas”, Shirley desabafou recentemente para a “NME”. “The World is Not Enough” é uma ótima música.

Vingança é um prato que se come… quente

Em outubro do ano passado, em entrevista ao “The Guardian”, Shirley revelou ter respondido de forma um tanto quanto polêmica para se vingar de uma traição quando tinha 18 anos. “Caguei no cereal matinal de um namorado traidor. Eu não tenho vergonha. Tenho bastante orgulho disso”, contou. Tem como ser mais rock ‘n’ roll que isso?

Shirley é fã da banda Far From Alaska 

É isso mesmo que você leu: Shirley Manson e a banda brasileira possuem uma relação de longo tempo. Isso porque o primeiro show do grupo foi em um festival para tocar com o Garbage. Após a apresentação, Emmily Barreto e Cris Botarelli, do Far From Alaska, encontraram Shirley nos bastidores, que decidiu divulgar o grupo nas redes sociais. Anos depois, durante a turnê do disco “Strange Little Birds”, lançado em 2016, o Far From Alaska foi convidado para abrir os shows do Garbage.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.