O eurodance ‘Lepo Lepo’: qual é a música chiclete da Copa do Mundo de Clubes
Hit 'Freed From Desire' fez muita rave estremecer nos anos 1990


“Freed From Desire”. Esse é o nome da canção que a FIFA escolheu como oficial para a Copa do Mundo de Clubes de 2025. Enquanto Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Fluminense se preparam para a estreia, muita gente já está vivendo o clima da competição a partir do “nananana” do refrão lançado em 1997.
Mas a canção tem uma curiosidade que a transformal em viral nas pistas dos anos 1990 e também em seu revival durante as décadas de 2010 e 2020: ela é um “Lepo Lepo” do eurodance.
“My love has got no money, he’s got his strong beliefs”, canta a italiana Gala, antecipando Marcio Vitor e o Psirico em “Eu não tenho carro, não tenho teto”. Apostando mais nas suas atribuições do que nos bens materiais, a canção fala de um personagem que quer amar e ser livre —e que “quer mais do que, normalmente, as pessoas querem”.
“Freed From Desire” chegou aos charts alcançando o segundo lugar nas paradas inglesas e foi ficando, agariando certificados de diamante (na França), dupla platina (na Bélgica e na Itália) e tripla platina (no Reino Unido). O motivo? Um apelo que evocava a dance music dos anos 1980, ao mesmo tempo que parecia também daquele final de 1990, com um vocal feminino irresistível e palatável naquela transição para os anos 2000 —nesta época, a música eletrônica, em partes, tentava com esmero adivinhar o caos que seria a nova década.
A escolha da FIFA, porém, pega carona em outros motivos. Em 2015, os torcedores do Chesterfield ressuscitaram a canção para homenagear o atacante Will Grigg —a canção virou “Will Grigg’s on Fire” e viralizou durante a Eurocopa de 2016.