Dave Grohl homenageia Steve Albini ao som de ‘My Hero’
Lendário produtor de 'In Utero', do Nirvana, morreu aos 61 anos
Dave Grohl homenageou o lendário produtor Steve Albini. Durante o show dos Foo Fighters em Charlotte, na Carolina do Norte, na quinta-feira (9), o vocalista dedicou o hit “My Hero” a Albini, que morreu no início da semana, aos 61 anos. O produtor foi responsável por “In Utero” (1993), do Nirvana, banda da qual Dave era baterista.
“Esta noite, gostaria de dedicar esta música a um amigo que perdemos outro dia, que conheço há muito, muito tempo. E ele nos deixou muito cedo”, disse Dave à multidão. “Ele tocou todas as suas vidas, tenho certeza. Falando sobre Steve Albini. Para quem sabe, você sabe. Para quem não sabe, lembre-se desse nome: Steve Albini. Então vamos cantar essa para ele.”
Dave trabalhou pela primeira vez com o engenheiro/produtor de Chicago durante a gravação de “In Utero”. A dupla se reuniu em 2014 para a série “Sonic Highways”, do guitarrista e baterista, na HBO. Durante o episódio, os Foo Fighters gravaram a música “Something From Nothing” no estúdio Albini’s Electric Audio Recordings, em Chicago.
No ano passado, Dave Grohl, o baixista do Nirvana, Krist Novoselic, e Steve Albini também deram uma entrevista conjunta ao podcast “Conan O’Brien Needs a Friend” para discutir a produção de “In Utero”.
Após sua morte devido a um ataque cardíaco repentino, vários artistas prestaram homenagem a Albini, incluindo Pixies, PJ Harvey, Failure, the Breeders, Urge Overkill, Jarvis Cocker, Superchunk e Butch Vig.
Além de “In Utero”, Albini –que liderou as bandas Shellac e Big Black– também trabalhou no querido álbum dos Pixies de 1988, “Surfer Rosa”, junto com projetos de Jon Spencer Blues Explosion, Mogwai, Flogging Molly, the Breeders, Newsom, the Patetas e muitos outros.
Sua banda Shellac estava se preparando para lançar seu primeiro álbum em uma década, “To All Trains”, e havia agendado uma série de shows na Inglaterra em junho, seguidos por uma série de shows nos EUA em Chicago, Nova York e Los Angeles em julho. Além disso, o Shellac participaria do Primavera Sound, em Barcelona.
Assista ao tributo do Foo Fighters a Albini aqui.