Conheça o grupo coreano de samba que conquistou Ivete Sangalo e Carlinhos Brown
Rapercussion foi criado em 2008 por irmãos na Coreia do Sul
Em 2008, um sul-coreano apaixonado por música decidiu visitar o Brasil. Foi aqui que o baterista Recto Luz conheceu o samba e decidiu levar o ritmo para seu país. Com o irmão, Zion, eles formaram um grupo de percussão, Rapercussion. Anos depois, eles conquistariam a admiração de grandes artistas brasileiros, como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Psirico, Criolo e Luiz Caldas, entre outros.
“O samba não era muito popular na Coreia. Então, começamos o grupo com mestres de capoeira do time Muzenza. Por um ano, a gente se apresentava nas ruas quase todos os dias, com seis ou sete músicos. Foram tempos difíceis, mas ficaram no nosso coração”, conta Recto em entrevista para a Billboard Brasil.
O Rapercussion vem ao país a cada dois anos. “Já fomos para o Rio, São Paulo e Salvador. Visitamos esses lugares para ver o Carnaval e ir em shows de músicos brasileiros, gravar e também aparecer na TV.”
No Instagram, o grupo de samba tem 60 mil seguidores. Eles são seguidos por Saulo, Silvanny Sivuca e Marcos (da dupla com Belutti). Nos vídeos, recebem elogios de vários cantores brasileiros –assista abaixo.
“Estamos muito felizes [com o reconhecimento]. É uma bênção enorme para um artista ter a atenção de músicos que ama e admira”, comemora o percussionista.
“O que mais gostamos da música brasileira é a dinâmica dos ritmos, a beleza das melodias e o conteúdo das letras. Nós preferimos [tocar] o samba dos anos 1980 e axé e MPB dos anos 2000”, explica Recto.
Apesar das diferenças linguísticas, o grupo canta em português. Linda Floresta é quem lidera os vocais.
“Eu estou fazendo aulas para aprender mais sobre as pronúncias e os significados das letras”, ela conta. “É muito difícil para mim, mas quero ser fluente. Sempre sinto falta do Brasil, quero voltar logo. Eu amo e respeito muito a cultura brasileira.”