Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Conheça Nemo, que venceu o Eurovision 2024 com ‘The Code’

Suíça levou o troféu da competição pela terceira vez

Nemo se apresenta na final do Eurovision 2024

(Sanjin Strukic/PIXSELL/Sipa USA via Reuters Connect)

A emocionante final do Eurovision 2024, realizada neste sábado (11) em Malmo, na Suécia, coroou Nemo com o troféu da competição pela ótima “The Code”. Pessoa não-binária, Nemo Mettler, de 24 anos, nasceu em Bienna, na Suíça. Além de cantar e fazer rap, Nemo também toca violino, piano e bateria.

Antes de representar seu país no Eurovision, Nemo havia participado da versão local do programa “The Masked Singer” em 2021/2022. Disfarçado de panda, ficou em quinto lugar na competição musical.

Seu primeiro EP, “Clownfisch” (sim, “peixe-palhaço”, como seu xará mais famoso da animação) chegou ao #95 lugar nos charts da Suíça. Em 2017, o single “Du” alcançou o #4 na parada local e ganhou disco de platina. Também localmente, Nemo conquistou todas os nove prêmios aos quais concorreu.

Em novembro de 2023, Nemo assumiu ser uma pessoa não-binária. Na ocasião, disse preferir ser chamado pelo nome de batismo em vez de usar os pronomes do alemão. Em inglês, usa “they/them”. “The Code”, canção que Nemo defendeu no Eurovision, fala sobre sua transição para o gênero neutro.

“A minha verdade é me sentir confortável comigo mesmo e perceber que não sou uma pessoa não-binária”, disse Nemo ao site “Eurovisionworld”. Para Nemo, poder compartilhar uma mensagem de aceitação e inclusão num concurso popular como o Eurovision foi tão importante quanto a vitória.

“O fato de poder me apresentar do jeito que eu sou é mais do que jamais poderia ter sonhado. Espero que as pessoas vejam que sou uma pessoa perfeita do jeito que sou, porque ninguém pode me dizer (ou a você) o contrário”, completou.