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Como KATSEYE deu o ‘toque’ perfeito do pop às paradas musicais

Como KATSEYE deu o ‘toque’ perfeito do pop às paradas musicais

EP de estreia entrou nos charts da Billboard em setembro

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KATSEYE

Quando os rumores de uma rixa persistente entre duas das seis integrantes do KATSEYE chegaram ao grupo feminino, elas rapidamente transformaram a conversa em um momento viral.

“Estamos literalmente bem [risos]”, dizia a legenda em uma foto de Lara e Manon de mãos dadas e posando em um cenário de golfinhos e arco-íris, seguindo uma tendência atual do TikTok com o hit “Symphony” de Zara Larsson.

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“Uma coisa que adoro neste grupo é como somos a Geração Z”, diz Manon. “Vimos tudo isso e pensamos: ‘Ok, engraçado. Vamos fazer esse TikTok e acabar com isso.’”

A postagem de 11 segundos compilou desde então mais de 5,4 milhões de visualizações.

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A abordagem inteligente da mídia social é apenas uma das estratégias eficazes que o grupo em ascensão e sua equipe na HxG (HYBE x Geffen Records, que representa uma joint venture entre o conglomerado de entretenimento coreano e o Universal Music Group) empregam para atrair novos fãs.

Outra, naturalmente, foi com a música: o último single de KATSEYE, “Touch”, traz uma produção nítida de bateria e baixo, floreios eletro-pop cintilantes e um redemoinho de harmonias pop-R&B em dois minutos e dez segundos.

Co-produzido por Cashmere Cat (Ariana Grande, The Weeknd, Charli XCX), o sucesso alcançou as rádios dos Estados Unidos e ajudou a construir seguidores do grupo no país.

KATSEYE foi formada a partir da ambiciosa competição Dream Academy da HYBE e Geffen Records em 2023.

A série do YouTube buscava criar um grupo feminino genuinamente “global” e de cerca de 120 mil candidatas de todo o mundo, apenas 20 foram selecionadas para ir para Los Angeles.

O concurso de várias semanas foi concluído em novembro daquele ano, com os seis membros finais representando uma formação culturalmente diversificada: Manon, 22 (de Los Angeles); Lara, 19 (Zurique); Daniela, 20 (Atlanta); Megan, 18 (Honolulu); Sophia, 21 (Manila, Filipinas); e Yoonchae, 16 (Seul, Coreia do Sul).

Uma série subsequente da Netflix, “Pop Star Academy: KATSEYE”, documentou a jornada nos bastidores e criou uma curiosidade natural para os espectadores.

Sabiamente, nos dias que antecederam a estreia da série competitiva de oito episódios no serviço de streaming em agosto, KATSEYE lançou seu EP de estreia, “SIS (Soft Is Strong)”.

O projeto de cinco faixas tem contribuições escritas do presidente da HYBE, Bang Si-Hyuk, Ryan Tedder e Justin Tranter, estreou em 6º lugar na parada de vendas de álbuns mais vendidos da Billboard e apareceu no Billboard 200.

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KATSEYE (Instagram/Reprodução)

O primeiro single do grupo, apropriadamente intitulado “Debut”, chegou no final de junho para dar início ao lançamento do projeto, mas mesmo assim, as integrantes estavam ainda mais entusiasmadas com seu próximo lançamento, o sucesso do pop alternativo “Touch”.

“Era um dos nossos favoritos quando o ouvimos pela primeira vez”, diz Daniela. “Nós simplesmente tivemos esse pressentimento.” Manon acrescenta: “Nosso diretor criativo Humberto [Leon] ficava me dizendo: ‘‘Touch’ é o ideal, espere para ver.’”

O grupo deu um forte impulso nas redes sociais para a música quando ela chegou aos serviços de streaming em 26 de julho.

Na esperança de criar uma tendência de dança viral, o criador executivo do KATSEYE, Son Sungdeuk, elaborou uma coreografia projetada para ser simples e memorável.

O foco digital multifacetado do KATSEYE para a música incluiu parcerias com bases de fãs no mundo kpop, como uma postagem no TikTok de Manon e Yoonchae dançando “Touch” com Heeseung e Ni-ki do ENHYPEN.

O vídeo tem 27 milhões de visualizações até o momento, enquanto outros três clipes mostrando “Touch” na conta do grupo têm mais de 15 milhões.

É importante ressaltar que esse sucesso ajudou a provar que o KATSEYE estava pronto para prosperar em promoções mais tradicionais nos Estados Unidos.

“Estávamos de olho no rádio, mas sabíamos que precisávamos de alavancas importantes para nos sentirmos confiantes de que era o momento certo para partir”, disse Mitra Darab, presidente de HxG da HYBE America.

“Veríamos um crescimento significativo semanalmente não apenas nos DSPs [provedores de serviços digitais], mas nas criações de TikTok e Reels e em seu crescimento social. Também sabíamos que precisávamos de um grande momento cultural para conscientizar o grupo, o que conseguimos com o documentário da Netflix. Depois que isso foi divulgado, todos os nossos objetivos começaram a se concretizar.”

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KATSEYE (Instagram/Reprodução)

Para avaliar seu apelo nos EUA, KATSEYE realizou um encontro e uma apresentação no Mall of America de Minneapolis em outubro para se conectar com o crescente fandom, conhecido coletivamente como EYEKONS.

Milhares de fãs compareceram.

“Acho que construímos uma base de fãs igual a nós”, acrescenta Lara. “EYEKONS são tão engraçados; eles têm o mesmo humor que todos nós. Eu sinto que eles são o tipo de pessoa de quem seríamos amigos na vida real.”

Em outubro, “Touch” apareceu em várias paradas internacionais da Billboard, incluindo nas Filipinas, Canadá, Taiwan e Malásia e alcançou a metade superior da Billboard Global 200.

Embora o planejamento já esteja a todo vapor para 2025, KATSEYE agora está se preparando para uma apresentação, que contará com as líderes de torcida do Los Angeles Rams, no MAMA Awards em Los Angeles em 21 de novembro e fará parte da turnê Jingle Ball da iHeartRadio (visitando Dallas e Boston em dezembro).

As jovens veem a composição multicultural de KATSEYE como um ponto de partida para agitar o som do pop em todo o mundo.

“Seria muito bom incorporar isso em nossa música, então é algo diferente do que ouvimos antes”, diz Megan. “É uma superpotência que todos viemos de diferentes partes do mundo.”

[Matéria originalmente publicada pela Billboard em inglês. Leia aqui]

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