Como o ‘Fortnite’ vem impulsionando o mercado da música
Levantamento da Luminate mostra relação entre as duas indústrias

Billie Eilish ganha versão no Fortnite (Divulgação/Epic Games)
Um dos jogos virtuais mais famosos do mundo, o “Fortnit”e vem servindo também como uma espécie de impulsionador do mercado da música. Segundo levantamento da Luminate, empresa que também é responsável pelos charts da Billboard Brasil, a divulgação de músicas no game faz com que as buscas pelas canções em plataformas de streaming cresçam mais de 20%
Em dezembro de 2023, a Epic Games, empresa responsável pela desenvolvimento do “Fortnite”, divulgou uma nova ferramenta. Os jogadores poderiam formar uma espécie de banda virtual e tocar uma lista de 30 músicas, dos mais variados estilos.
Dentre as canções disponíveis estavam “Bad Romance“, da Lady Gaga, e “The Search“, do rapper NF. As duas músicas tiveram um crescimento de 23% nas plataformas de streaming na semana em que a novidade surgiu (números relacionados ao mercado dos Estados Unidos).
Nos primeiros meses de 2024, novas músicas foram adicionadas e geraram retorno para a artistas dentro e fora do mercado norte-americano. Foi o caso de “Closer“, do grupo de música eletrônica The Chainsmokers, que cresceu 20,8% e 24,9% dentro e fora dos EUA, respectivamente.
Ainda de acordo com a Luminate, há uma conexão entre fãs de música eletrônica e “Fortnite” –o que ajuda a explicar sucesso de “Closer” e gera uma curiosidade entre os fãs da banda e o jogo virtual.
TRENDING
- BTS: palco 360º, preços e mais informações do 1º show da nova turnê 13/01/2026
- Uma lista completa dos projetos musicais solo do BTS (até agora) 13/01/2026
- Os 10 álbuns mais vendidos de rookies no K-pop em 2025 14/01/2026
- BLACKPINK anuncia comeback 14/01/2026
- BTS no Brasil: fãs pedem cadeiras nas áreas de pista; entenda 14/01/2026