Veja como foi o lotado e comovente velório de Preta Gil
Cerimônia emocionante foi realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
O comovente velório de Preta Gil foi aberto ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (25). Os fãs chegaram por volta das seis horas da manhã e formaram fila. Muitos trouxeram cartazes e cantaram as músicas do repertório da cantora.
Quis o destino que Preta Gil se despedisse dos seus entes queridos e fãs em uma manhã carioca nublada, com garoa e ventos frios. Totalmente diferente da personalidade solar pela qual a filha de Gilberto Gil era conhecida.
Além da família, muitos amigos famosos da cantora compareceram à cerimônia como Carolina Dieckmmann, Gominho, Ivete Sangalo, Thiago Abravanel, Sabrina Sato e Taís Araujo.
O Theatro Municipal foi o cenário para esse último adeus e funcionou como a ode de uma mulher que em toda a sua trajetória buscou defender pessoas que normalmente são excluídas, abraçando causas como a equidade de gênero, orgulho LGBT e lutas contras o racismo, gordofobia e transfobia. A escolha do local foi da própria artista, que achava que o ambiente seria simbólico o suficiente para demarcar um pouco do seu estilo de viver e cantar.
+Leia mais: Veja as 100 músicas que Preta Gil pediu para tocar em velório
A cerimônia contou com muitas celebridades.
Como é sabido, a cantora é filha de figuras célebres, do cantor e compositor Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha. Sua mãe é irmã de Dedé Veloso, a primeira esposa de Caetano Veloso. Ou seja, ela cresceu perto do cantor tropicalista e de Maria Bethânia e ainda tinha em Gal Costa a sua madrinha. Veloso esteve presente na cerimônia.
Amigos de Preta Gil
Preta cresceu em uma casa repleta de artistas e de membros da elite intelectual do Brasil. Com sua essência agregadora e artística, seguiu o caminho de se cercar amigos fiéis, muitos deles do meio da música e das artes. Muitos deles foram até o velório e se emocionaram bastante, como os atores Caio Blat, Regina Casé, além de amiga e sócia Malu Barbosa, que a acompanhou em todos os momentos do tratamento.
Outras personalidades também marcaram presença, como os cantores Vitão, Thiaguinho, Maria Gadu, Péricles, Ludmilla e Duda Beat. Além dos atores Murilo Rosa, João Vicente de Castro, Glória Pires, Cleo e Giovanna Lancelotti.
Figuras políticas também estiveram no momento solene, como a deputada Jandira Feghalli, a primeira dama Rosângela Lula da Silva, popularmente conhecida como Janja, e até Monica Benicio, a viúva de Marielle Franco.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, comentou a falta que a artista fará para o país.
Família Gil vestida de branco no velório
Membros da família foram recebidas por Francisco Gil, o filho da artista. Além dele, Gilberto Gil, Sandra Gadelha, Flora Gil (madrasta), Bela Gil (irmã) e muitos outros.
Embora seja tradicional que os presentes em um velório vistam roupas pretas como sinal de luto, a família da cantora escolheu o branco em reverência à sua fé de matriz africana. No Candomblé, a cor branca simboliza pureza, paz e homenageia orixás como Oxalá e Iemanjá. Além disso, essa tonalidade representa o renascimento, transformando a morte em um ritual de transição, em vez de um momento apenas de tristeza.
Homenagens para Preta Gil
Durante a cerimônia no Theatro Municipal, as homenagens finais a Preta Gil contaram com um telão de LED mostrando imagens dela, enquanto familiares usavam camisas em sua memória.
A despedida seguiu de forma reverencial, respeitosa e condizente com a figura da artista multitalentosa.
Foi permitido ao público ver Preta Gil uma última vez. Ao final, a imprensa e populares foram gentilmente convidados a se retirar para um momento mais íntimo da família.
A cerimônia lotada de pessoas de várias partes do Brasil e de diferentes origens comprova que Preta Gil está no panteão das personalidades que movem o Brasil. Deixará muita saudade, mas também um legado de ensinamentos sobre a vida.