Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Como briga com Faustão atrapalhou trajetória de Chrystian e Ralf

Dupla passou a se apresentar menos frequentemente na TV Globo após briga

A dupla Chrystian e Ralf durante apresentação no "Domingão do Faustão", em 1989: relação sofreu abalo após "susto" no camarim

(Reprodução/You Tube)

Os sertanejos Chrystian (1956-2024) e Ralf eram figuras constantes da música pop nos programas de auditório e vespertinos da televisão brasileira desde que surgiram, em 1983, com o álbum “Quebradas da Noite”. Mas essa relação com a televisão teve um percalço e envolve o apresentador Fausto Silva, o Faustão. Depois de se irritarem com o, então, global, a dupla passou a ter aparições menos frequentes na Rede Globo.

“A gente viu que era meio suja a coisa, mais suja do que a gente achava”, relembra Ralf, em entrevista ao canal Blognejo, introduzindo a celeuma. Convidados para se apresentarem no “Domingão do Faustão”, da TV Globo, a dupla foi informada, ainda no camarim, de que a participação iria ser cancelada. De acordo com o empresário da dupla (e também o portador da má notícia), o motivo seria uma gravação que a dupla realizou para o “Programa Raul Gil”, da Rede Record.

“Eles passaram a semana toda nos anunciando no Faustão. No camarim, nos avisaram. Nós já estávamos trocados de roupa, prontos para entrar. Veja bem: você se disponibiliza para ir até o Rio de Janeiro, com tudo anunciado e porque você fez outro programa não poder fazer esse… A gente achou uma falta de respeito e começamos a não fazer mais televisão”, completou Ralf.

No vídeo em que relatam o episódio desgostoso, Chrystian faz questão de apontar seu descontentamento ao, olhando para a câmera, alfinetar o apresentador. “Olha que legal é a Internet: não entrou ninguém falando ‘ô lôco’ [bordão de Faustão]. Quem gosta do Chrystian e Ralf está ali há um tempão curtindo, ouvindo nossas histórias. Não tem propaganda, não tem apresentador perturbando”. Finalizando, Ralf complementa: “Não tem rabo preso“.

Em outra ocasião, Ralf deu a atender que Faustão os boicoitava. “A gente precisava muito mostrar o nosso novo trabalho e impulsionar nossos shows. Um apresentador, que sempre foi primeiro lugar aos domingos, simplesmente ignorou nossos pedidos”, disparou o sertanejo.

No You Tube, é possível verificar que a dupla possui três apresentações registradas nas redes, todas após o sucesso dos dois álbuns de 1988 (“Saudade” e “Chrystian e Ralf”) e o de 1989 (também registrado com o nome da dupla). Juntos, os três discos venderam mais de 2 milhões de cópias.

Em 1989, eles cantaram “Saudade”:

Em 1990, cantaram “Nova York” —que, anos mais tarde, viria a ser regravada por duplas como César Menotti & Fabiano, Victor e Leo e Jorge e Mateus.

E, em 1993, cantaram “Loucura Demais”: