Colômbia cerca Karol G e J Balvin e os acusa de violarem direito das crianças
Canção '+57' chegou a ter letra trocada, mas não adiantou


A canção “+57” foi lançada em novembro de 2024 por Karol G, J Balvin, Feid, Maluma, Ryan Castro, Blessd, DFZM e Ovy on the Drums. Ela gerou controvérsias devido a uma linha que mencionava uma “mamacita desde los fourteen” (“uma garota atraente desde os 14 anos”), o que foi interpretado como sexualização de menores.
Após críticas de organizações de defesa dos direitos das crianças e do público, em 11 de novembro de 2024, Karol G respondeu longamente às críticas e pediu desculpas. “Ainda tenho muito a aprender.” Poucos dias depois, a letra foi alterada. No lugar de “uma mamacita desde os 14” ficou “uma mamacita desde os 18”.
Agora, em abril de 2025, o Conselho de Estado da Colômbia determinou que a versão original da música violava os direitos das crianças e adolescentes. O Conselho explica que a sexualização reduz menores a objetos de desejo e pode afetar seu desenvolvimento.
O tribunal ordenou que os artistas de reggaetón se abstenham de lançar músicas que violem os direitos de crianças e adolescentes.
A justiça colombiana também considerou que, sendo o país um dos principais destinos turísticos, a cidade mencionada em “+57” —Medellín— tem enfrentado dificuldades para proteger menores de predadores sexuais que visitam o local em busca de garotas jovens.