Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Coachella: público reclama de trânsito imenso para chegar ao festival

Entenda o que motivou engarrafamento

Público aguarda horas em filas para entrar no Coachella 2025

Público aguarda horas em filas para entrar no Coachella 2025 (USA TODAY Network via Reuters Connect)

Na manhã de quinta-feira (10), os campistas do Coachella que chegaram um dia antes para montar seus acampamentos e participar da primeira “Day Zero”, a festa de dança inaugural do festival, foram às redes sociais para reclamar de situações preocupantes: longas filas, falta de banheiros e ausência de sombra, enquanto aguardavam por horas para entrar.

Segundo fontes próximas ao festival relataram a Billboard, os prováveis culpados pelo congestionamento foram duas pequenas mudanças no popular espaço de camping com carros.

A primeira mudança foi o horário de abertura do camping, que neste ano começou às 9h da manhã da quinta-feira — mais tarde do que em anos anteriores, segundo relatos de fãs e fontes nas redes sociais. A segunda foi o lançamento de um programa de acampamento preferencial, voltado à área de camping mais próxima da entrada do festival.

No site do Coachella, o “Preferred Front Row Car” é descrito como uma experiência aprimorada, onde os participantes podem “chegar no seu tempo e garantir uma vaga na primeira fileira do lote mais próximo ao local do evento”. O custo para um espaço preferencial é de US$ 462,17, enquanto um espaço comum sai por US$ 179,37.

Administrar o novo sistema de reservas, que substituiu o tradicional modelo por ordem de chegada, exigiu mais tempo por campista, segundo fontes ouvidas pela “Billboard” — e esse tempo extra, por menor que fosse, rapidamente se acumulou em horas ao longo do dia.

Para agravar ainda mais a situação, muitos fãs dedicados chegaram já às 2h da manhã para tentar garantir os melhores espaços na área de camping geral.

Em redes como Reddit e TikTok, alguns afirmaram que a Goldenvoice (organizadora do evento) abriu o acesso ao camping por volta das 3h, com muitos compartilhando dicas sobre o melhor horário para chegar; fontes próximas ao festival afirmam que, em alguns anos, o acesso já foi liberado a partir das 6h. Ainda assim, o horário oficial de entrada para os campistas em 2024 e 2025 foi estipulado como 9h.

Independentemente disso, a decisão de manter o horário de abertura para as 9h resultou em um enorme acúmulo de fãs que precisaram esperar horas para completar o processo de entrada, que inclui triagem de segurança para todos os campistas.

As mudanças causaram atrasos frustrantes para os fãs, que ficaram presos em seus carros por horas sob o sol escaldante do deserto, com temperaturas chegando aos 38 °C, sem opções de sombra ou banheiros públicos.

Por outro lado, houve uma pequena recompensa que muitos fãs aproveitaram. Pela primeira vez em seus 25 anos de história, o Coachella teve uma apresentação ao vivo na quinta-feira de abertura, conhecida entre os fãs como “Zero Day”. Para alguns, o longo set do veterano da música eletrônica Chris Lake ajudou a compensar o início conturbado do dia.

“[O engarrafamento] não tira o brilho disso”, disse um dos frequentadores ao “Los Angeles Times”. “Isso já passou. A gente tá prestes a ver o G.O.A.T. [maior de todos os tempos], e estamos vivendo o agora. Tá tudo certo.”