Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Clown, do Slipknot, cria jogo para superar luto

Vernearth é uma extensão do Minecraft desenvolvida pelo percussionista

Clown - Slipknot (créditos @huuskophotos /- reprodução Facebook)

Clown - Slipknot (créditos @huuskophotos /- reprodução Facebook)

São 30 anos de história com o Slipknot, uma das maiores bandas do metal. Mas ao mesmo tempo, Shawn Crahan, conhecido como Clown, arranjou tempo para desenvolver jogos. No ano passado, ele lançou seu primeiro jogo, o Vernearth.

Trata-se de uma extensão surreal de Minecraft que o artista vem criando há quatro anos ao lado da filha Alexandria e do técnico de bateria Sean Kane. Nele, o jogador pode se unir a amigos para criações, enfrentar combates e participar de diversas missões, assim como o original.

Em entrevista à “NME“, o percussionista contou que conheceu Minecraft por meio de seus quatro filhos. Mesmo sem entender sobre o metaverso 3D, ele se envolveu no projeto NFT Minecraft Critterz, no qual os jogadores poderiam ganhar criptomoedas e dinheiro jogando em ambiente privado. No ano seguinte, Critterz foi descontinuado, devido às preocupações dos chefes do jogo sobre fraudes e prejuízos sobre a reputação familiar do game.

Clown resolveu, então, comprar seu próprio servidor de Minecraft. Ele passou a criar uma versão mais sombria, com áreas mais perigosas e assustadoras, num universo surreal do jogo, cuja história é inspirada num livro de ficção científica que sua mãe escreveu antes de falecer em 2009.

O percussionista também enfrentou outras perdas. A morte de seu pai em 2005 e de sua filha caçula, Gabriela, em 2019, aos 22 anos, abalaram o artista. Mas ainda assim, ele reuniu forças para continuar. E assim surgiu seu próprio jogo.

“Vernearth é um lugar onde posso lidar com um pouco do meu luto”, disse.

“Meus filhos vão entrar e vamos construir coisas para minha filha [Gabrielle]. Consigo ir lá e conviver com uma comunidade. É um espaço maravilhoso para o meu cérebro. As pessoas podem questionar o quão útil pode ser escapar para um mundo digital, mas isso realmente me ajudou a lidar com um pouco do meu luto.”

Ele ainda explicou para “NME” que sempre tenta criar algo que o faça sentir bem e revelou projetos do Slipknot: “Uma das coisas em que a banda está trabalhando atualmente é um sistema que dará aos usuários acesso à terapia online. Eu realmente acredito nos benefícios para a saúde mental dos jogos, então quero explorar esse aspecto ao máximo”.

Clown também deixou claro que o objetivo de Vernearth é oferecer às pessoas um espaço para autoexpressão.

Vale dizer que esse não foi o único jogo que o percussionista desenvolveu. Ao longo dos anos, ele apresentou diversas ideias aos desenvolvedores, mas sempre foi rejeitado.

“Construir este mundo abriu tanto minha mente. É uma das melhores obras de arte que já fiz na vida”, concluiu sobre Vernearth.