CH & X, Ana Castela e Simone mostram que Rock in Rio perdeu tempo sem sertanejo
Ícones do gênero mais ouvido do país estiveram no evento pela 1ª vez
O sertanejo fez sua estreia no Rock in Rio 2024 neste sábado (21), como parte da iniciativa Dia Brasil. O show foi comandado pela dupla Chitãozinho e Xororó, uma das mais importantes do país, acompanhada pela Orquestra Heliópolis. E em cerca de 2 horas, eles mostraram que o festival perdeu muito tempo sem o gênero. Com vigor de dois adolescentes e com público extremamente empolgado, eles cravaram o nome na história do Rock in Rio.
Nem mesmo o inesperado cancelamento do Luan Santana atrapalhou a apresentação. O setlist foi adaptado, as ordens foram acertadas e as participações especiais foram um pouco além do previsto sem frustrar qualquer fã de sertanejo. E teve até tempo para perguntar se Simone Mendes e Ana Castela chegariam a tempo em seus outros shows em Minas e São Jose dos Campos, respectivamente.
Como foi o show sem Luan Santana?
Simone Mendes foi a primeira convidada a participar do espetáculo. Colocou um pezinho na água e testou o público pedindo para o público cantar o refrão de “Erro Gostoso”, um de seus maiores singles desde que entrou na empreitada da carreira solo. O resultado foi um coro poderoso. Afinal, a música é para cantar com o coração rasgado, até para quem não tem motivos para sofrer de amor.
O público, inclusive, não quis deixá-la ir embora. “Simone, Simone, Simone”, gritou a Cidade do Rock. Ela acatou e cantou, ao lado da dupla, o clássico “Alô”. Eles foram iluminados por lanternas de milhares de celulares, acesas para deixar o momento ainda mais especial.
Promovendo mais uma encontro de gerações, a dupla recebeu no palco a presença aguarda de Ana Castela. No telão, crianças vestindo camisetas com o rosto da Boiadeira estampado para antecipar sua chegada. Ela reconheceu os pequenos, inclusive. “Está cheio de criança aqui”, celebrou.
A presença dela no Palco Mundo foi prova da força descomunal que ela possui, com poucos anos na estrada. O trio cantou “Sinônimos”, e o espaço foi cedido a Ana. Ela foi acompanhada por vozes ensandecidas nas músicas “Nosso Quadro” e “Solteiro Forçado”. “A Katy Perry pisou aqui”, brincou ela ao andar pela passarela que, na noite passada, recebeu o show da norte-americana.
Junior também esteve no Palco Mundo do Rock in Rio —dessa vez sozinho, sem Sandy. O filho de Xororó, que está se lançando como artista solo, cantou com a família a faixa “Amigos”, e uma de suas autorais, chamada “Fome”. Ele teve uma recepção mais morna que as cantoras, mas certamente ter Xororó como pai traz grandes vantagens, como ter o principal palco do Rock in Rio como cartão de visitas.
Nos bastidores do evento, Chitãozinho contou para a Billboard Brasil que acredita que este show vai mudar tudo para a música sertaneja. “É um festival visto no mundo inteiro. A gente sempre sonhou em estar nesse palco, não só para fazer parte do festival, mas por levar a nossa música para um evento desse porte”.
Chitãozinho e Xororó foi a melhor escolha para o dia
Antes mesmo do Rock in Rio nascer, os irmãos Chitãozinho e Xororó já estavam na estrada. Muito além de “Evidências”, eles são donos de músicas que fazem parte da memória afetiva do coração de todo brasileiro.
Prova disso foram as reações explosivas com o repertório da dupla. No momento em que Xororó mostrou que seu alcance vocal continua muito bem, obrigada, ao som de “Galopeira”, o público se arriscou junto em um sonido A A A A A.
Eles deixaram o melhor para o final, como uma cereja do bolo. “Evidências”, uma das maiores —quiça a maior— música sertaneja do país encerrou o “Para Sempre Sertanejo” no Rock in Rio 2024. A Cidade do Rock se transformou em um grande karaokê, mostrando que a faixa está marcada para sempre na história deste festival.
Luan Santana não vem mais
Um dos nomes confirmados para o “Para Sempre Sertanejo” no Rock in Rio 2024 era o de Luan Santana. Ele cancelou seu show pois tinha outro marcado na mesma data, em Santa Catarina.
O show sertanejo sofreu com atrasos por conta de problemas técnicos no início do dia. E isso influenciou a decisão de Luan sobre cancelar sua aparição no Rock in Rio.
Não sabemos se foi uma indireta ou não, mas Chitãozinho e Xororó questionou, tanto Simone quanto Ana, para onde elas iriam depois dali. Simone Mendes precisava viajar para Minas Gerais, e Ana para São José dos Campos. E Luan para Santa Catarina, mas sem o pitstop em Curicica.