fbpx
Now Reading
CENA, festival de rap que conta com ‘ajuda’ do sertanejo, quase trouxe Travis Scott

CENA, festival de rap que conta com ‘ajuda’ do sertanejo, quase trouxe Travis Scott

Neste ano, festival será realizado em São Paulo e em Brasília

Avatar de Guilherme Lucio da Rocha
Cena 2k22 I @Cabrauu Henrique Cabral 170622223052 1

O CENA, um dos festivais de rap mais aguardados do país, por muito pouco não anunciou um line-up com Travis Scott, um dos rappers mais conceituados do mundo.

Entre festival e staff do artista estava tudo certo. Mas faltaram detalhes.

See Also
lamar drake

Jé Santiago, CEO do CENA e um dos responsáveis pela formação do line-up, explicou para Billboard Brasil que o convite se iniciou pelas vias tradicionais.

“Conseguimos o contato do booker e da equipe dele. Mandamos e-mail explicando o que era o CENA, a proposta do festival, o impacto dele na cultura brasileira e conseguimos avançar sobre valores”, explica.

E-mail para lá, e-mail para cá, a equipe do CENA recebeu o sinal verde da equipe de Travis Scott que o artista viria para o Brasil sob as condições acordadas.

Tudo estava certo até 29 de agosto.

Dias antes, os produtores do festival brasileiro mandaram uma mensagem para a equipe do rapper americano, pedindo resposta sobre alguns detalhes burocráticos e formalização do contrato. Não houve resposta.

Após mais dois ou três e-mails em sequência, Jé e sua equipe viram no Instagram uma postagem de Travis. Nela, o cantor anunciava a turnê do seu álbum mais recente, “Utopia”.

Uma das datas era anunciada, 10 de dezembro, conflitava com o show no Brasil. Isso foi a senha: Travis não viria.

“Sacamos que uma coisa estava relacionada a outra. Nem insistimos”, resumiu Jé.

O que esperar de 2023

Para 2023, os grandes destaques ficam por conta de Don Toliver e M’DEP, além de Matuê, um dos mais pedidos pelo público.

É a primeira vez que o festival vai para outras cidades. A organização tinha anunciado shows em Brasília e Salvador, mas por questões de logística precisou cancelar a edição na capital da Bahia.

O festival está mais maduro e conseguiu aproveitar o burburinho criado sobre o anuncio do seu line-up para anunciar nomes relevantes numa cena que está borbulhando.

Além disso, a estrutura do festival, que antes era realizado no Distrito Anhembi e agora será na Neo Química Arena, sempre foi motivos de elogio e um desafio para uma produção independente.

A mão amiga do sertanejo

Criado em 2019, o Cena se consolidou em 2022. Ao trazer, além dos grandes nomes do rap nacional, a atração internacional Playboi Carti, o festival deu um passo maior que seus concorrentes.

No entanto, o evento é feito por pessoas que não tinham tanta expertise em grandes festivais. Ao final, segundo apurado pela Billboard Brasil, o CENA 2k22 deu um prejuízo de cerca de R$ 13 milhões.

É fundamental destacar que um prejuízo deste tamanho faz parte do jogo do showbusiness. No entanto, para quem não tem tanta experiência, o valor pode assustar.

Nesse momento, um dos principais festivais de rap do país perdeu alguns parceiros, mas ganhou outros mais.

O sucesso de público e de crítica chamou a atenção de investidores do mercado sertanejo, que ajudaram no balanço financeiro e viabilizaram o evento deste ano. Além disso, para 2023, o CENA conseguiu fechar patrocínio com o Banco do Brasil.

“Quando fechamos as contas do ano passado, alguns parceiros que estavam comigo se assustaram. Mas eu sabia que a coisa ia virar. E virou”, resume Jé.

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.