CENA, festival de rap que conta com ‘ajuda’ do sertanejo, quase trouxe Travis Scott
Neste ano, festival será realizado em São Paulo e em Brasília
O CENA, um dos festivais de rap mais aguardados do país, por muito pouco não anunciou um line-up com Travis Scott, um dos rappers mais conceituados do mundo.
Entre festival e staff do artista estava tudo certo. Mas faltaram detalhes.
Jé Santiago, CEO do CENA e um dos responsáveis pela formação do line-up, explicou para Billboard Brasil que o convite se iniciou pelas vias tradicionais.
“Conseguimos o contato do booker e da equipe dele. Mandamos e-mail explicando o que era o CENA, a proposta do festival, o impacto dele na cultura brasileira e conseguimos avançar sobre valores”, explica.
E-mail para lá, e-mail para cá, a equipe do CENA recebeu o sinal verde da equipe de Travis Scott que o artista viria para o Brasil sob as condições acordadas.
Tudo estava certo até 29 de agosto.
Dias antes, os produtores do festival brasileiro mandaram uma mensagem para a equipe do rapper americano, pedindo resposta sobre alguns detalhes burocráticos e formalização do contrato. Não houve resposta.
Após mais dois ou três e-mails em sequência, Jé e sua equipe viram no Instagram uma postagem de Travis. Nela, o cantor anunciava a turnê do seu álbum mais recente, “Utopia”.
Uma das datas era anunciada, 10 de dezembro, conflitava com o show no Brasil. Isso foi a senha: Travis não viria.
“Sacamos que uma coisa estava relacionada a outra. Nem insistimos”, resumiu Jé.
O que esperar de 2023
Para 2023, os grandes destaques ficam por conta de Don Toliver e M’DEP, além de Matuê, um dos mais pedidos pelo público.
É a primeira vez que o festival vai para outras cidades. A organização tinha anunciado shows em Brasília e Salvador, mas por questões de logística precisou cancelar a edição na capital da Bahia.
O festival está mais maduro e conseguiu aproveitar o burburinho criado sobre o anuncio do seu line-up para anunciar nomes relevantes numa cena que está borbulhando.
Além disso, a estrutura do festival, que antes era realizado no Distrito Anhembi e agora será na Neo Química Arena, sempre foi motivos de elogio e um desafio para uma produção independente.
A mão amiga do sertanejo
Criado em 2019, o Cena se consolidou em 2022. Ao trazer, além dos grandes nomes do rap nacional, a atração internacional Playboi Carti, o festival deu um passo maior que seus concorrentes.
No entanto, o evento é feito por pessoas que não tinham tanta expertise em grandes festivais. Ao final, segundo apurado pela Billboard Brasil, o CENA 2k22 deu um prejuízo de cerca de R$ 13 milhões.
É fundamental destacar que um prejuízo deste tamanho faz parte do jogo do showbusiness. No entanto, para quem não tem tanta experiência, o valor pode assustar.
Nesse momento, um dos principais festivais de rap do país perdeu alguns parceiros, mas ganhou outros mais.
O sucesso de público e de crítica chamou a atenção de investidores do mercado sertanejo, que ajudaram no balanço financeiro e viabilizaram o evento deste ano. Além disso, para 2023, o CENA conseguiu fechar patrocínio com o Banco do Brasil.
“Quando fechamos as contas do ano passado, alguns parceiros que estavam comigo se assustaram. Mas eu sabia que a coisa ia virar. E virou”, resume Jé.