Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Carnaval RJ 2026: veja a ordem e horários do Desfile das Campeãs

Unidos da Viradouro encerra a noite deste sábado (21)

Juliana Paes e Mestre Ciça no desfile da Viradouro 2026 (Grosby)

Juliana Paes e Mestre Ciça no desfile da Viradouro 2026 (Grosby)

É neste sábado (21) que as escolas de samba vão celebrar o resultado do Carnaval 2026. Na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, seis agremiações do Grupo Especial percorrerão a avenida no Desfile das Campeãs.

Veja a ordem e horários do Desfile das Campeãs

  • 22h: Mangueira (6º lugar)
  • 23h20: Imperatriz (5º lugar)
  • 0h40: Salgueiro (4º lugar)
  • 2h: Vila Isabel (3º lugar)
  • 3h20: Beija-Flor (vice-campeã)
  • 4h40: Viradouro (campeã)

A ordem de Desfile das Campeãs é inversa à colocação na apuração. Tradicionalmente, cada escola tem até 70 minutos para desfilar.

Mas há uma novidade na folia deste ano: a agremiação seguinte está autorizada a esquentar a bateria enquanto a escola que estiver desfilando chegar na metade da pista.

Vale lembrar que o esquenta tradicional de dez minutos só pode começar quando a escola estiver saindo da dispersão e encerrar a apresentação.

Mestre Ciça durante desfile da Viradouro, campeã do Carnaval do RJ 2026
Mestre Ciça durante desfile da Viradouro, campeã do Carnaval do RJ 2026 (Mauro PIMENTEL / AFP). Agremiação encerra o Desfile das Campeãs.

Viradouro conquista título do Grupo Especial

Unidos do Viradouro é a campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. O título veio na tarde desta quarta-feira (18), durante a apuração das notas dos jurados realizada na Marquês de Sapucaí.

escola de Niterói levou para a avenida o enredo “Pra Cima, Ciça”, uma homenagem direta à trajetória de Moacyr Silva Pinto, o Mestre Ciça, figura central das baterias cariocas.

O desfile, que ocorreu na madrugada de terça-feira, consistiu em um tributo em vida ao mestre de bateria, destacando sua inovação técnica e as décadas de serviço prestadas à folia.

A apresentação explorou a identidade rítmica da agremiação, utilizando a batida da “Furiosa”, como é conhecida a bateria da escola, para conduzir a narrativa visual e sonora.

Elementos da carreira de Ciça e sua influência na evolução rítmica do Carnaval foram transformados em alegorias e fantasias ao longo do desfile.

+Leia mais: Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2026

O mestre de bateria apareceu de surpresa na Comissão de Frente para apresentar o primeiro casal de mestre sala e porta bandeira. Em seguida, voltou correndo para o fim do desfile, retomando o controle da bateria para o último carro alegórico da escola.

A operação foi planejada e contou com troca de roupa, além de uma moto para transportar Ciça entre os setores da Sapucaí de maneira mais rápida.

A passagem da Viradouro pela avenida foi marcada por emoção. Um dos destaques da agremiação foi o retorno de Juliana Paes como rainha da bateria. Ela esteve fora do posto por 17 anos.

Outro destaque foi Lore Improta, musa da escola há oito anos, que desfilou grávida de cinco meses.

+ Leia mais: Unidos da Viradouro: como foi o desfile no Carnaval 2026?

Este é o quarto título da Viradouro. A escola também foi campeã do grupo especial em 1997, 2020 e 2024.

Em 2025, foi à avenida com o enredo “Malunguinho: o mensageiro de três mundos”, sobre a entidade afro-indígena, e conquistou o quarto lugar.

A vitória de 2026 interrompe a busca pelo bicampeonato da Beija-Flor de Nilópolis.

Ouça “Pra Cima, Ciça”, o samba-enredo da Viradouro