Carnaval Rio de Janeiro 2025: Veja os enredos das escolas do Grupo Especial
Agremiações já iniciaram divulgação dos enredos para o próximo ano
As escolas de samba do Rio de Janeiro já iniciaram a divulgação dos enredos para o Carnaval 2025. Das 12 agremiações, 10 já compartilharam seu tema para o próximo desfile.
Boa parte das escolas entrarão na Sapucaí tratando de temas ligados diretamente com a negritude, incluindo homenagens a personalidades negras como o cantor Milton Nascimento e o carnavalesco Laíla.
Confira os enredos já definidos para o grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2025:
Unidos de Padre Miguel
A Unidos de Padre Miguel vai desfilar na Sapucaí com o enredo “Egbé Iya Nassô”, que conta a história do Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, templo mais antigo de uma religião de matriz africana no Brasil que segue em atividade.
Vila Isabel
Com “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”, a escola comandada pelo carnavalesco Paulo Barros vai retratar os fantasmas presentes na cultura brasileira.
Viradouro
Atual campeã do Carnaval, a escola do Rio de Janeiro vai desfilar na Sapucaí em 2025 com o enredo “Malunguinho: O Mensageiro dos Três Mundos”, em referência a entidade afro-indígena “que se manifesta como Caboclo, Mestre e Exu”.
Imperatriz
O enredo da escola vice-campeã em 2024 será “OMI TÚTÚ AO OLÚFON – Água Fresca Para o Senhor de Ifón”, que contará na avenida um mito iorubá relacionado a ida de Oxalá ao reino de Xangô.
Grande Rio
Em fevereiro deste ano, o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou que a Grande Rio homenageará o estado em 2025 com o enredo “Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”.
Salgueiro
A escola de Niterói vai para avenida com o enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”. Na divulgação do tema, a escola escreveu: sem medo MACUMBA, sem medo de QUIUMBA. Salvem os VELHOS MANDINGUEIROS, os VELHOS FEITICEIROS!
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Acadêmicos do Salgueiro (@salgueirooriginal)
Portela
A escola de samba carioca Portela vai homenagear o cantor Milton Nascimento no Carnaval de 2025. Sendo a 10ª escola na classificação final do Carnaval de 2024, a Portela vai para avenida no próximo ano com o enredo “Cantar Será Buscar o Caminho Que Vai Dar no Sol – Uma Homenagem a Milton Nascimento”.
Mangueira
Para 2025, a verde e rosa desfilará com o enredo “À Flor da Terra — No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões” que, segundo a escola, terá uma narrativa “baseada na historicidade preta de forte cunho social, conectando passado e presente pelas vivências cotidianas”
Beija-Flor
A escola de Nilópolis desfilará em homenagem ao carnavalesco e diretor de Carnaval Laíla (1943-2021), um dos maiores nomes da história do Carnaval carioca e que ajudou a agremiação em 13 dos seus 14 títulos. Luiz Fernando Ribeiro do Carmo morreu em 2021, em decorrência de covid-19.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por GRES BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS (@beijafloroficial)
Tuiuti
Em 2025, o Paraíso do Tuiuti fará uma homenagem a Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil, com o enredo “Quem Tem Medo de Xica Manicongo?”.
Mocidade
Destaque do Carnaval 2024 com um samba-enredo que caiu na boca do povo, a Mocidade Independente de Padre Miguel voltará a avenida em 2025 com o enredo “Voltando Para o Futuro — Não há Limites Para Sonhar”, levando para Sapucaí “uma viagem intergalática […] para questionar os próximos passos em um manifesto pelo futuro da humanidade”.
Unidos da Tijuca
Penúltima colocada no desfile do ano passado, a agremiação tijucana vai desfilar no ano que vem com o enredo “Logun-Edé: Santo Menino que Velho Respeita”, uma homenagem ao orixá cultuado no Candomblé.