Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Carnaval na Sapucaí terá três noites, Oscar e reconhecimento facial

Confira inovações da folia em 2025

Carnaval na Sapucaí terá muitas novidades em 2025

Carnaval na Sapucaí terá muitas novidades em 2025 (Léo Queiroz / Rio Carnaval)

Pela primeira vez na história, o Carnaval do Grupo Especial do Rio de Janeiro contará com três datas de desfile: 2, 3 e 4 de março. Com quatro escolas por noite em vez de seis, o formato promete dar um novo ritmo para a competição. Mas esta não será a única novidade deste ano na Marquês de Sapucaí. Organizadora do evento, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) apostou em uma série de inovações para tentar dar mais dinamismo ao “maior espetáculo da terra”. 

Entre as medidas anunciadas, destacam-se melhorias no controle de acesso à pista e a implementação do reconhecimento facial nos ingressos populares. Confira abaixo as principais novidades do carnaval 2025.

 

Três noites de desfile

O desfile das 12 escolas de samba do Grupo Especial será realizado ao longo de três noites no Sambódromo da Marquês de Sapucaí: domingo, segunda-feira e terça-feira de Carnaval. A mudança promete dar condições iguais a todas as escolas diante dos julgadores, já que nenhuma terá que desfilar pela manhã, sob a luz do Sol. Com menos agremiações por dia, a tendência é que o espetáculo seja mais curto e que todas elas também recebam o mesmo carinho da arquibancada, já que muitas vezes as últimas escolas costumavam desfilar ao amanhecer para um Sambódromo esvaziado.  

 

Iluminação cênica e nova abertura

A mudança acima também influencia na cenografia dos desfiles. Todas as escolas passarão pela Avenida com iluminação cênica completa. Além disso, uma nova abertura com efeitos visuais foi preparada para marcar o início dos desfiles e surpreender o público.

 

Rodas de samba na Praça da Apoteose

Após cada noite de desfile, o público poderá aproveitar rodas de samba na Praça da Apoteose. O objetivo é proporcionar uma dispersão mais organizada dos foliões, além de ampliar a festa para além da Avenida. A ideia é aproveitar a festa que já existia informalmente no famoso “arrastão”, quando os foliões entravam na pista atrás da última escola a desfilar para cantar e brincar na avenida.

 

Oscar na Sapucaí

A premiação do Oscar acontece na mesma noite do desfile de domingo. Caso o longa-metragem brasileiro “Ainda Estou Aqui” (indicado a Melhor Filme e Melhor Filme Internacional) ou a atriz Fernanda Torres (concorrente a Melhor Atriz) sejam premiados, eles serão reverenciados na Sapucaí. Sem interromper a programação, a Liesa planeja destacar o feito histórico do cinema nacional e anunciar o resultado para o público entre os desfiles.

 

Redução de credenciais na pista

Uma das principais mudanças para este ano será a diminuição drástica de credenciais que permitem acesso à pista. A medida visa garantir que apenas artistas e profissionais essenciais ao espetáculo circulem na Passarela do Samba, melhorando a fluidez dos desfiles. O problema de excesso de público não-autorizado na pista persiste há anos na Sapucaí.

 

Ingressos populares com reconhecimento facial

Para evitar a revenda indevida, a Liesa implementou um sistema de reconhecimento facial para os ingressos gratuitos distribuídos às escolas. O novo método garante que os bilhetes cheguem às mãos do público certo, evitando desvios.