Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

OFERECIDO POR

‘Carnaval de Salvador é fonte de vida’, diz Francisco Gil em homenagens no 2222

Jota.pê, Francisco Gil, Preta Gil, Sol de Maria e Taian Paim no Expresso 2222

Jota.pê, Francisco Gil, Preta Gil, Sol de Maria e Taian Paim no Expresso 2222 (Divulgação)

O segundo dia do Camarote Expresso 2222 foi marcado por encontros, homenagens e declarações de amor à música baiana. Francisco Gil, vocalista dos Gilsons, chegou acompanhado da filha, Sol de Maria, e da mãe, Preta Gil, que, após sua recuperação, celebrou a noite especial no coração do carnaval baiano.

“O Carnaval de Salvador é essa fonte de tudo para a gente, mas principalmente de vida!”, destacou Francisco Gil, emocionado.

Em um ano emblemático para a música baiana, que celebra os 40 anos do axé music, o músico relembrou como o gênero foi determinante na sua formação musical.

“Tudo começou aqui. Tudo que eu entendo como música, desde molequinho, foi o que vi nos trios elétricos: as percussões, os tambores, a energia da massa. Era isso que me fazia ficar louco”, contou.

O cantor também revelou à Billboard Brasil que está finalizando seu segundo álbum solo, previsto para 2025, além de prometer novos lançamentos com os Gilsons.

João Gil, outro integrante da banda, reforçou a conexão do grupo com o axé:

“O axé é um ritmo que a gente cresceu ouvindo e um ponto de encontro para nós três. Cada um tem um gosto musical diferente, mas o Axé sempre esteve presente. Foram muitos carnavais, muitas histórias e muitos artistas que a gente ama. Esses 40 anos são super bem vividos e uma grande inspiração para nós”, explicou.

Música, sofrência e o groove do axé

A noite no Expresso 2222 começou com muito swing e sofrência, sob o comando de Jô Barros, que levantou o público com um repertório recheado de clássicos do arrocha.

“Minhas maiores referências são Daniela Mercury e Margareth Menezes, mas o arrocha tem seu espaço no Axé”, afirmou. “O Axé é um movimento, não apenas um ritmo. E a gente ‘gruva’ no Arrocha, que também é a música do povo.”

Em seguida, a banda Sambaiana, residente do camarote, recebeu JotaPê, vencedor de três Grammy Latinos, para sua estreia no Carnaval de Salvador. O cantor paulista destacou a importância da música baiana:

“A música brasileira não seria o que é sem a música baiana. O Axé é fundamental para tudo que fazemos no Brasil”, afirmou à Billboard Brasil.

Johnnie Walker e a experiência no Expresso 2222

Além dos shows memoráveis, a segunda noite do Expresso 2222 também contou com a presença de Preta Demais, influenciadora convidada pela Johnnie Walker, que compartilhou sua história de amor com o Carnaval de Salvador:

“Minha primeira vez foi na pipoca, eu era universitária, vim com R$ 10 no bolso e a vontade de ser feliz. Me apaixonei!”, relembrou. “Mas este ano está ainda mais especial. Estou feliz de estar aqui com uma marca que eu gosto e acredito. Temos muitos dias de festa ainda, mas as expectativas já foram superadas!”.

A influenciadora também entrevistou Maurício Sacramento, DJ, produtor cultural e idealizador da Batekoo, que reforçou sua conexão com o Expresso 2222.

“Eu amo esse camarote. Aqui estão os artistas e criativos que estão construindo a cena junto comigo, dentro e fora do Carnaval”, destacou.

Com uma programação intensa e encontros marcantes, o Expresso 2222 segue como um dos espaços mais vibrantes e influentes do Carnaval de Salvador.