Carlinhos Brown e Baiana System discursam em prol dos paredões no Festival de Verão
Show recebeu o nome de "Paredão Patuscada": folia animada e barulhenta
Carlinhos Brown e Baiana System fizeram um dos shows mais esperados do Festival de Verão de Salvador, na noite deste sábado (27). Com repertório marcado por clássicas composições de Brown, como “Pandeiro-deiro”, “Maria Caipirinha” e “Ashansú”, além de hits do grupo liderado por Russo Passapusso, como “Sulamericano” e “Lucro”, o show também foi marcado pela forte defesa dos sistemas de som de rua, os paredões. Show recebeu o nome de “Paredão Patuscada”.
O multi-instrumentista disse que os paredões deveriam ser “menos criminalizados”, comparando o movimento com os bailes de funk do Sudeste, a Timbalada e o Olodum.
“O paredão é uma discussão social que nós estamos precisando ter. O que paredão enfrenta é como o funk, a Timbalada e o Olodum enfrentaram no passado. Todo mundo imagina que a gente está fazendo ‘zoada’, mas a gente está buscando uma forma de manifestação, de reeducar, condensar e aproveitar a oportunidade”, afirmou Brown.
Além disso, Carlinhos Brown também defendeu que as festas ‘paredão’ sejam levadas para outras regiões do estado, como forma de desenvolvimento e expressão cultural.