Camarote Alma Rio promove encontro entre samba e Burning Man; entenda
Burning Man chega oficialmente ao Brasil durante o Desfile das Campeãs

Burning Mam (Divulgação)
O Camarote Alma Rio recebe um encontro inédito no Carnaval do Rio de Janeiro em 21 de fevereiro. Pela primeira vez, o conceito do festival Burning Man chega oficialmente ao Brasil durante o Desfile das Campeãs, na Marquês de Sapucaí.
A ação é conduzida pela MAXA, coletivo artístico que desenvolve experiências imersivas no Burning Man há nove anos. O trabalho do grupo foca na cocriação entre artistas, designers e construtores para a montagem de ambientes sensoriais que utilizam luz e cenografia orgânica com a participação do público.
No Rio de Janeiro, a proposta busca estabelecer uma ponte cultural entre o espírito participativo do festival norte-americano e o Carnaval. A direção artística planeja uma fusão de cenografia inspirada na natureza e performances colaborativas. Miguel Méndez, CEO da Fundação Maxa, afirma que a cultura brasileira se envolve com a vida através da música e do movimento, destacando o senso de união que honra raízes históricas.
Sobre o Carnaval no Camarote Alma Rio
Um dos destaques da noite é a apresentação do grupo Fundo de Quintal. O ícone do samba brasileiro se apresenta dentro da atmosfera do Burning Man, promovendo o diálogo entre a tradição nacional e a arte contemporânea.
Em sua segunda edição, o Camarote Alma Rio ocupa a avenida por seis dias, entre 13 e 21 de fevereiro, com a atriz Marina Ruy Barbosa como embaixadora. O projeto, liderado por Alessandra Pirotelli, Pedro Caldas, Marcelo Fonseca, Álvaro Garnero e o Grupo Live (representado por Guga Pereira e Wilson Anastácio), divide sua estrutura musical em dois setores.
O espaço “Electronic Club” concentra nomes da cena eletrônica global, como WhoMadeWho, Jamie Jones, Black Coffee, Miguelle & Tons, Ahmed Spins, Bhaskar, Bob Moses, Malive, Dennis Cruz, Niv Yefet, Carlita e Unfazed. Já o setor “Brazilian Soul” é dedicado à música nacional, com apresentações confirmadas de Pretinho da Serrinha, Gilsons, Mart’nália e Marcelo D2.
A estrutura oferece mais de 60 horas de programação durante os desfiles de 27 escolas de samba, focando em hospitalidade e curadoria artística inspirada em centros de entretenimento mundiais.
TRENDING
- BTS divulga detalhes de ingressos para show histórico em Seul 08/02/2026
- Astro dos K-dramas, Junho Lee vive momento de virada entre atuação e negócios 09/02/2026
- Stray Kids lidera bilheterias dos EUA com filme de turnê 08/02/2026
- Diplo dá detalhes sobre novo álbum do BTS: ‘Vai chocar o mundo’ 08/02/2026
- Fortnite expande universo de ‘Guerreiras do K-pop’ com skin de Jinu 05/02/2026