Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Caetano Veloso, Marisa Monte e mais se unem para regulamentação do uso de IA

Campanha convoca público a pedir regras éticas para uso da IA na música

Campanha IA

Famosos apoiam campanha sobre uso de IA na música (Divulgação)

Grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso e Marisa Monte, se uniram em prol de uma campanha para a regulamentação do uso de inteligência artificial chamada “Toda criação tem dono. Quem usa, paga”.

A iniciativa junta cultura, direito autoral e economia criativa com o objetivo de garantir transparência no uso de IA, além de remuneração justa e respeito a artistas.

Um dos pilares da campanha, inclusive, é esclarecer que a tecnologia pode ser um aliado, mas o ponto de tensão surge quando grandes empresas se apropriam de criações autorais sem autorização, pagamento ou transparência.

Em comunicado oficial, Caetano Veloso falou sobre a importância do tema: “É urgente garantir condições éticas para o uso da inteligência artificial no Brasil”. Marina Sena, que também aderiu à campanha, ressalta que existem empresas faturando bilhões, e precisam arcar com as consequências. Marisa Monte finaliza defendendo: “Com uma regulamentação justa, criatividade e tecnologia podem caminhar juntas”.

Na prática, o movimento “Toda criação tem dono. Quem usa, paga” defende a criação de um marco regulatório que obrigue ferramentas de IA e grandes plataformas a operar com transparência.

A proposta prevê que essas empresas informem quando utilizam obras protegidas em treinamentos ou serviços e firmem contratos ou paguem licenças sempre que houver uso desse material.