fbpx
Now Reading
Cabelo de Beethoven ajuda a entender motivo da surdez do músico

Cabelo de Beethoven ajuda a entender motivo da surdez do músico

Em estudos, cientistas encontraram sustâncias tóxicas nos fios

Avatar de Billboard Brasil
Cientistas encontraram evidências que podem explicar a surdeza de Beethoven

Após 200 anos e muita pesquisa, cientistas descobriram a possível razão da surdez de Beethoven (1770-1827). Em testes feitos com algumas mechas de seu cabelo, foram encontradas substâncias tóxicas.

Os fios cortados por fãs quando, ele estava próximo a morrer serviram como material de análise do seu DNA, e também para entender o motivo pelo qual um dos principais músicos do mundo havia perdido a audição.

See Also
CAPAS Billboard 44

William Meredith, fundador do Ira F. Brilliant Center for Beethoven Studies da San Jose State University, iniciou uma procura por fragmentos de cabelo do compositor em leilões e museus. Ele e seus parceiros de busca encontraram cinco mechas que de fato pertenciam ao alemão.

O empresário australiano, apaixonado por Beethoven, Kevin Brown, era dono de três das cinco mechas e queria atender ao pedido de Beethoven feito em 1802, que era justamente descobrir o motivo da doença. O admirador do músico enviou dois montes de fios para o laboratório da Clínica Mayo, que contava a expertise e equipamento para realizar testes com metais pesados.

Resultado

Na avaliação, foram fragmentos de chumbo nas madeixas de Ludwig van Beethoven. Em uma delas, continha 258 microgramas de chumbo por grama de cabelo, e a outra tinha 380 microgramas. O nível normal é inferior a 4 microgramas de chumbo por grama.

“Isso definitivamente mostra que Beethoven foi exposto a altas concentrações de chumbo”, disse Paul Jannetto, diretor do laboratório. “Recebemos amostras de todo o mundo e esses valores são uma ordem de magnitude maiores”, completou.

As mechas de cabelo do pianista também apresentava níveis de arsênico 13 vezes maiores que o normal e níveis de mercúrio quatro vezes maiores que o normal. “As grandes quantidades de chumbo, em particular, poderiam ter causado muitas das suas doenças”, analisou Paul.

A avaliação atualiza um relatório feito no ano passado, em que o mesmo time afirmou que Beethoven não teve envenenamento por chumbo. No entanto, com testes minuciosos, dizem que ele tinha chumbo suficiente em seu organismo para, no mínimo, explicar sua surdez e algumas doenças.

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.