Você está lendo
O ativismo ambiental e climático de Billie Eilish

O ativismo ambiental e climático de Billie Eilish

Cantora falou sobre luta pelo meio ambiente na indústria musical

Billie Eilish

Billie Eilish lidera há muito tempo a luta contra o impacto negativo da indústria musical no meio ambiente — e, em uma entrevista para um próximo episódio de “The Whole Story” com Anderson Cooper, a cantora e compositora relembra as mudanças positivas que tem observado desde que começou a se manifestar.

VEJA TAMBÉM
Kesha e seu novo álbum: "."

Em um clipe exclusivo compartilhado com a Billboard da conversa da cantora com o correspondente-chefe de clima da CNN, Bill Weir, Eilish fala sobre o choque cultural de deixar de crescer em uma casa com consciência ecológica para se tornar famosa em uma indústria marcada pela superabundância e pelo excesso.

A mãe de Eilish e também ativista climática, Maggie Baird, também se junta a ela na entrevista.

“Estávamos conhecendo diferentes marcas, e eu ia sair em turnê para produzir perfumes e minha própria linha de roupas”, lembra Eilish sobre os primeiros anos de sua carreira. “Aprendemos o quanto de desperdício inacreditável está acontecendo, sem que realmente saibamos se está acontecendo.”

“Entramos nesse outro mundo e foi um pouco como: ‘Meu Deus, o que está acontecendo aqui?’”, acrescentou Baird, incrédula.

Mãe e filha continuam dizendo que a indústria da música não tinha nenhum tipo de “plano” para minimizar sua pegada ecológica quando Eilish alcançou a fama por volta de 2016 — mas agora, elas dizem que está mudando para melhor.

“Você não acreditaria o quão desperdiçadora essa indústria é”, diz a nove vezes vencedora do Grammy no vídeo. “Eles então começaram a fazer planos, porque nós gritávamos com eles. Exigíamos um plano.”

“Fui criada para me sentir assim, mas acho que também herdei o gene da minha mãe de realmente me importar com o mundo e os animais e não desperdiçar nada”, acrescenta Eilish.

Há anos, a musicista é uma defensora ferrenha do clima. Além de trabalhar com marcas de moda como Nike e Oscar de la Renta para criar designs veganos e fazer parceria com a organização ambiental sem fins lucrativos REVERB durante a turnê, a estrela lançou sua própria cúpula climática, Overheated, em 2022.

Ela também tem sido uma peça-chave na execução das iniciativas da Support + Feed, uma organização fundada por Baird em 2020 com a missão de combater as mudanças climáticas e a insegurança alimentar.

O segmento de Eilish e Baird sobre The Whole Story ecoa o que ambas conversaram anteriormente com a Billboard no ano passado.

Relembrando como era “desolador” ter reuniões com executivos de gravadoras que nem sequer conseguiam falar sobre os esforços de sustentabilidade de suas empresas — ou a falta deles —, a cantora destacou o quão desperdiçador pode ser o uso de produtos e variantes de álbuns de origem antiética.

“Está bem na nossa cara e as pessoas estão se safando a torto e a direito, e acho isso muito frustrante, como alguém que realmente se esforça para ser sustentável, faz o melhor que pode e tenta envolver todos da minha equipe na sustentabilidade”, disse ela na época.

“E então temos alguns dos maiores artistas do mundo produzindo 40 embalagens de vinil diferentes, com um toque único, só para fazer você continuar comprando mais.”

Na mesma entrevista à Billboard, Baird elogiou o Universal Music Group por ter evoluído “muito” em suas práticas ambientais desde que Eilish assinou com eles há quase uma década.

A indústria da música ao vivo também tem feito progressos, desde o Lollapalooza implementando um sistema híbrido movido a bateria em seu palco principal até o Coachella estreando um palco zero carbono em 2025.

Eilish é apenas uma das poucas musicistas apresentadas na mais recente edição de The Whole Story, que estreia às 20h (horário de Brasília) em 20 de julho. Intitulado “Change Amplified: Live Music and the Climate Crisis” (Mudança Amplificada: Música ao Vivo e a Crise Climática), o episódio também incluirá relatos em primeira mão de Bonnie Raitt, Jack Johnson, Perry Farrell e Adam Met, do AJR, sobre como eles estão trabalhando pessoalmente para revolucionar a abordagem da indústria musical em relação ao ambientalismo.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.