Você está lendo
Beatles, Beach Boys, Nine Inch Nails: os laços de Charles Manson com a música

Beatles, Beach Boys, Nine Inch Nails: os laços de Charles Manson com a música

Antes de ser preso por conspiração e assassinato, o criminoso queria ser cantor

Avatar de Billboard Brasil
charles manson jpg

Líder do culto sádico Família Manson, Charles Manson morreu em 2017 aos 83 anos. Condenado à prisão perpétua por conspiração e assassinato de sete pessoas em 1971, ele tinha o sonho de ser um músico profissional. Ele e sua “família” conheceram alguns dos artistas mais significativos da década de 1960.

Manson conheceu o produtor de discos e gerente de turnês Phil Kaufman enquanto ambos cumpriam pena na Prisão do Condado de Los Angeles, nos Estados Unidos. O empresário se mudou com a Família Manson em 1968 e incentivou o líder a gravar algumas de suas músicas, o que resultou no álbum de estreia “Lie: The Love and Terror Cult”.

VEJA TAMBÉM
Radiohead

Lançado em 6 de março de 1970, enquanto o criminoso estava preso sob acusações relacionadas aos assassinatos, o disco fracassou miseravelmente. O álbum vendeu apenas 300 das duas mil cópias que Kaufman prensou com o próprio dinheiro, depois de não conseguir o apoio de grandes gravadoras.

Manson interpretou erroneamente várias músicas do “White Album”, dos Beatles, lançado em novembro de 1968, como um prenúncio de uma guerra racial apocalíptica.

charles manson 1 jpg
Charles Manson com policiais após detenção (Foto: Reuters)

Manson coescreveu uma música dos Beach Boys

No verão de 1968, o baterista dos Beach Boys, Dennis Wilson, pegou carona com duas mulheres que pertenciam à Família Manson. Segundo Dianne Lake, integrante do culto, o músico deixou as mulheres em casa e entrou para conhecer Manson. Os dois se tornaram amigos, compartilhando afinidades por música e maconha.

A Família se mudou rapidamente para a casa de Wilson, que fornecia tudo o que precisavam, inclusive pagando a despesa médica quando a gonorreia se espalhou pela casa.

Manson e a Família desfrutaram de sua nova vida luxuosa, enquanto Wilson, envolvido em um divórcio tumultuado de sua primeira mulher, Carol Freedman, aproveitou a oportunidade de viver livremente.

O baterista convidou o líder para gravar algumas de suas músicas em seu estúdio. Só que Manson não gostou nada da interferência dos produtores da banda na faixa e sacou uma faca durante as sessões.

A Família se mudou pouco depois. A estadia custou mais de US$ 100 mil em despesas médicas, propriedade danificada e itens pessoais roubados. Mas o baterista teve a redenção no final.

Em setembro de 1968, os Beach Boys recriaram a música de Manson “Cease to Exist” alterando a letra e renomeando-a para “Never Learn Not to Love”. A música apareceu em seu álbum “20/20” no ano seguinte, com Wilson creditado como o único compositor.

Vários artistas regravaram as músicas de Manson ao longo dos anos, desde a versão sombria de “Your Home Is Where You’re Happy”, dos Lemonheads em seu segundo álbum, “Creator”, até a animada “Look at Your Game Girl”, dos Guns N’ Roses, uma faixa bônus escondida no final de seu álbum de covers, “The Spaghetti Incident?”.

Uma das referências mais famosas é Marilyn Manson, que criou seu nome artístico ao justapor o nome do criminoso com o da atriz Marilyn Monroe. O cantor regravou “Sick City” do assassino em 2000.

Cena de assassinato de Manson serviu como estúdio

Compositor premiado de trilhas sonoras e líder dos Nine Inch Nails, Trent Reznor alugou a casa da Cielo Drive onde Sharon Tate foi assassinada, enquanto estava grávida do cineasta Roman Polanski, pela Família Manson. Em 1992, a banda usou o local como estúdio para o EP “Broken” e a gravação do segundo álbum, o elogiado “The Downward Spiral”.

Demonstrando seu senso de humor macabro, Reznor rebatizou o estúdio de “Pig”, uma referência à escrita deixada pela Família Manson nas paredes com o sangue de Tate.

Ele também filmou o clipe de “Gave Up”, que contou com a participação de seu pupilo, Marilyn Manson (que gravou seu álbum de estreia, “Portrait of an American Family”, no mesmo local em 1993).

Reznor não compreendeu a gravidade de suas ações até encontrar a irmã de Tate, Patricia, durante a gravação. Ele se arrependeu e não quer mais ser visto como alguém ligado ao criminoso. A casa foi demolida em 1994.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.