Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

WME reformula Banco de Profissionais da música

Veja como funciona!

A cantora Ajuliacosta

Ajuliacosta durante cerimônia do WME em 2024 (Mariana Smania/ WME)

O WME (Women’s Music Event), plataforma dedicada à música, tecnologia e negócios com foco no protagonismo feminino, acaba de lançar a nova versão do Banco de Profissionais.

Desde o último dia 24 de abril, o evento criou um espaço totalmente reformulado que amplia, que atualiza a proposta original de mapear, valorizar e conectar mulheres em todas as etapas da cadeia produtiva da música.

O objetivo do Banco de Profissionais do WME é incentivar a diversidade, promover a equidade de gênero e fortalecer redes colaborativas no setor.

O que é o Banco de Profissionais do WME

Criado junto com a fundação do WME há cerca de nove anos pelas idealizadoras Monique Dardenne e Claudia Assef, o Banco de Profissionais surgiu como uma ferramenta para dar visibilidade às mulheres do setor musical em todo o Brasil. Além de facilitar contratações para funções técnicas, artísticas e de produção, o banco atua como um mecanismo de transformação, especialmente em áreas historicamente sub-representadas, como técnica de som, iluminação, roadie e produção executiva.

Atualmente, a plataforma reúne mais de mil cadastros de profissionais, e já foi responsável por conectar talentos a nomes relevantes da cena musical.

Embora as musicistas (cantoras, instrumentistas, produtoras musicais) representam a maior parcela das cadastradas, o mercado tem demonstrado crescente interesse por profissionais dos bastidores da música, como produtoras culturais, técnicas de som, jornalistas e assessoras de imprensa.

O que muda com o novo Banco de Profissionais do WME

A ideia com a mudança é atualizar a funcionalidade da plataforma. Antes, qualquer atualização de perfil dependia de aprovação manual, tornando o processo lento.

Agora, a ferramenta passa a ser autogerenciável, permitindo que cada usuária edite seu perfil com mais autonomia, mantendo informações atualizadas e se apresentando de forma estratégica –como funciona uma rede social voltada para profissionais.

Entre as novidades, destacam-se os filtros inteligentes de busca, que permitem localizar profissionais por cargo, habilidades e cidades, melhoria que beneficia tanto contratantes quanto as profissionais em busca de oportunidades.

Embora a plataforma ainda não ofereça uma intermediação direta entre contratantes e profissionais, essa é uma possibilidade considerada para o futuro. Por ora, o foco está em oferecer uma estrutura sólida, acessível e funcional.

“Queremos que cada mulher possa se apresentar e ser encontrada com facilidade. O banco já demonstrou seu impacto, promovendo conexões que resultaram em empregos reais e colaborações relevantes”, afirma Monique Dardenne em um comunicado enviado à imprensa.

O cadastro é gratuito e aberto a todas as profissionais que atuam na indústria da música. Para se inscrever, basta acessar o site do Women’s Music Event, clicar em Cadastro de Profissionais e preencher os dados solicitados.