Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Bad Bunny e Rosalía lideram mercado musical espanhol em 2025

Cantor de Porto Rico conseguiu o 'título' pela terceira vez em quatro anos

Bad Bunny

Bad Bunny no Grammy Latino 2025 (Divulgação/Latin Grammy)

A PROMUSICAE (sigla para Productores de Música de España), que representa 95% da atividade nacional e internacional da indústria fonográfica espanhola, divulgou seu relatório de final de ano de 2025 nesta quinta-feira (15). O anúncio revela Bad Bunny como o artista mais vendido do país (pela terceira vez em quatro anos), Rosalía como a rainha do vinil, e W Sound e Beéle com Ovy on the Drums como os criadores do maior single do ano.

De acordo com o relatório, “Debí Tirar Más Fotos“, de Bad Bunny, conquistou o primeiro lugar na parada anual de vendas de álbuns, liderando por um total de 22 semanas e recebendo a certificação de platina sêxtupla da PROMUSICAE.

Isso marca mais uma conquista incrível para o artista porto-riquenho, que também apareceu na lista anual dos 100 melhores álbuns com “Un Verano Sin Ti” (2022) e “Nadie Sabe Lo Que Va a Pasar Mañana” (2023), continuando seu domínio na Espanha.

Enquanto isso, o ícone do pop espanhol Rosalía reivindicou o primeiro lugar em vendas de vinil em 2025 com seu álbum pop experimental de inclinação clássica “Lux“, lançado em novembro. Embora tenha permanecido nas paradas por apenas sete semanas em 2025, “Lux” classificou-se em segundo lugar na lista anual de álbuns graças às fortes vendas, aclamação da crítica e semanas consecutivas no topo. Rosalía continua a ampliar seu legado como uma das artistas mais celebradas da Espanha.

A música mais transmitida e vendida do ano foi “La Plena (W Sound 05)“, dos artistas colombianos W Sound, Beéle e Ovy on the Drums, reforçando a popularidade duradoura da música urbana na Espanha. O sucesso massivo alcançou o status de platina sêxtupla, com mais de 600.000 unidades vendidas.

Nas paradas de rádio, “APT.“, de Rosé (do BLACKPINK) e Bruno Mars, garantiu seu lugar como a música mais tocada nas estações espanholas em 2025.

O relatório observou um aumento de 5,2% na atividade de streaming, com a Espanha registrando 103,6 bilhões de transmissões de áudio digital, representando 91% do consumo geral de música no país.

As vendas de vinil também tiveram um aumento impressionante, crescendo 22% em relação ao ano anterior, enquanto as vendas de CDs mostraram uma recuperação modesta de 2%.

“Esses números são uma recompensa pelos esforços contínuos de artistas e produtores para continuar trazendo o melhor de nosso talento ao público espanhol e confirmam a boa saúde da música gravada e o interesse do público nela”, disse o presidente da PROMUSICAE, Antonio Guisasola, em um comunicado.

“Esse interesse está se tornando cada vez mais evidente à medida que o consumo global de música aumenta, juntamente com o número de assinaturas pagas em plataformas de streaming e a compra de formatos físicos como o vinil”.